ALIADOS DE CUNHA ARTICULAM NOVAS ELEIÇÕES PARA A MESA DA CÂMARA

ARTICULAÇÃO A MIL
PARA LÍDERES, MARANHÃO E GIACOBO NÃO TÊM CONDIÇÕES DE PRESIDIR A CASA

Com a confirmação do afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), líderes aliados do carioca articulam a renúncia dos deputados Waldir Maranhão (PP-MA) e Giaboco (PR-PR) dos cargos de primeiro e segundo vice-presidentes da Câmara, respectivamente. A ideia é tentar provocar a realização de uma nova eleição para vice-presidentes, que assumam interinamente o comando da Casa com o afastamento de Cunha.

Em reservado, deputados de partidos como PTB, PSD, PR e até do PP, sigla de Maranhão, avaliam que o atual presidente interino da Câmara não tem a “menor condição” de presidir a Casa. Também não acreditam que Giaboco tenha articulação suficiente para assumir o posto. Por isso esses líderes querem a escolha de novos vice-presidentes “de pulso” para substituir Eduardo Cunha. A ideia foi discutida na manhã desta quinta-feira (5), em reunião de deputados do chamado “centrão” e até da oposição.

Os nomes mais cotados para concorrer aos postos nessa eventual nova eleição são os dos líderes do PTB, Jovair Arantes (GO); do PSD, Rogério Rosso (DF); do PSC, André Moura (SE), e do vice-líder do PR, Maurício Quintella (AL). Todos são aliados de primeira hora de Eduardo Cunha na Câmara. Com a eleição, o primeiro vice-presidente, que assumiria a presidência interinamente, se cacifaria para a eleição de presidente da Câmara prevista para o início do próximo ano.

Fonte: Diário do Poder

 

Deixar um comentário