AL volta às atividades com leitura remota da mensagem

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reabre os trabalhos da quarta e última sessão legislativa, da 62ª Legislatura, na manhã da próxima quarta-feira (02 de fevereiro), com a leitura da mensagem anual da governadora Fátima Bezerra (PT). A governadora fará a leitura ao Legislativa, mas sem a participação presencial dela em plenário, como informou o secretário-chefe do Gabinete Civil do Estado, Raimundo Alves Júnior.  “Sim, está confirmada, mas como a Assembleia vai funcionar no modelo híbrido, a governadora fará a leitura da mensagem de forma remota”, disse Raimundo Alves.

Assembleia retoma as atividades legislativa na próxima quarta-feira, com a leitura da mensagem anual da governadora

Por conta da nova fase da pandemia de coronavirus e aumento do número de casos nas últimas semanas, como já ocorreu em 2021  com a participação presencial da governadora do Estado, o presidente da Assembleia, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), não vai proceder com todos os protocolos.

Embora declare aberta a sessão solene presencialmente, Ezequiel Ferreira de Souza não deixará a mesa para atos formais, como a revista às tropas da Polícia Militar no pátio externo do Palácio José Augusto, em frente à praça 7 de Setembro, e outros ritos oficiais e tradicionais da abertura das atividades legislativas.

Ezequiel Ferreira abrirá os trabalhos no horário regimental, às 10h30 e, em seguida, facultará a palavra a governadora do Estado.

O secretário-chefe do Gabinete Civil antecipou, resumidamente, como será o conteúdo da mensagem governamental: “O balanço vai mostrar que o Rio Grande do Norte já é hoje um Estado diferente”.

Segundo Raimento Alves Júnior, a governadora Fátima Bezerra vai dizer que “herdamos o governo do Estado em situação falimentar e estamos finalizando o pagamento de R$ 1 bilhão de dívidas com os servidores. Recuperamos a capacidade de investimento que já alcançou a cifra de R$ 1,1 bilhão em despesas liquidadas”.

Ele informou, ainda, que a chefe do Executivo apresentará aos 24 deputados como “melhoramos o ambiente de negócios, recuperamos a credibilidade do Estado, enfrentamos o negacionismo e salvamos vidas”.

“Ao longo de três anos acumulamos muita experiência na arte de governar e decepcionamos os que apostavam que não iriamos conseguir. Vamos apresentar um Rio Grande que agora tem norte”, destacou o secretário do Gabinete Civil, ao comentar o teor da mensagem que deve ser lida pela governadora na próxima quarta.

Coronavírus

Com a reacelaração de casos de Covid-19, o presidente da Legislativa, já havia emitido portaria, no dia 12, determinando que o expediente dos servidores até a segunda-feira (31) seria de terça a quinta-feira, das 8 horas às 13 horas, com até 50% dos quadros das unidades administrativas de forma presencial e em escalas de revezamento, enquanto na segunda e na sexta adotou-se o teletrabralho.

A medida foi prorrogada por Ezequiel Ferreira até o dia 04 de março, considerando recomendação da Divisão de Programas Complementares de Saúde e Bem-Estar da Assembleia, conforme ato da mesa publicado, ontem, no ”Diário Oficial.

Desde ontem que as dependências da Assembleia Legislativa passam por mais uma desinfecção, começando pelo anexo da rua Jundiaí e da Escola da Assembleia, na segunda (31) será a vez do Palácio José Augusto e dos gabinetes dos 24 deputados estaduais, encerrando-se no dia 06 de fevereiro com o anexo da rua São Tomé.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixar um comentário