Rússia anuncia cessar-fogo e corredor humanitário na Ucrânia

Acordo foi firmado entre russos e ucranianos depois da 2ª rodada de negociações, que aconteceu na 5ª feira (3.mar) 

Civis tentam deixar cidade ucraniana de Irpin, próxima à capital da Ucrânia Kiev

Civis tentam deixar cidade ucraniana de Irpin, próxima à capital Kiev

PODER360

A Rússia disse ter iniciado um cessar-fogo em 5 cidades da Ucrânia para permitir a passagem de corredores humanitários na 3ª feira (8.mar.2022), a partir das 10h de Moscou (4h de Brasília). A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa russo. O acordo visa a formação de passagens seguras para civis deixarem as cidades de Kiev, Chernigov, Sumy, Kharkiv e Mariupol.

As rotas sugeridas pela Rússia foram: De Kiev e assentamentos adjacentes à Rússia até Gomel (Belarus), por via aérea, passando pelo território de Belarus; De Chernigov até Gomel, por via área, passando pelo território de Belarus; De Sumy ao longo de duas rotas: uma para Poltava (Ucrânia) e outra para Belgorod (Rússia) por vias área, ferroviária e rodoviária, passando pelo território da Rússia; De Karkhiv para Belgorod, Lvov (Ucrânia), Uzhgorod (Ucrânia) e Ivano-Frankivsk (Ucrânia) por vias área, ferroviária e rodoviária, passando pelo território da Rússia; De Mariupol ao longo de duas rotas:

A proposta de criar corredores humanitários foi firmada entre russos e ucranianos depois da 2ª rodada de negociações para um cessar-fogo na última semana.

No sábado (5.mar), a Rússia concordou em estabelecer um armistício parcial nas cidades de Mariupol e Volnovakha para permitir a saída de civis. Autoridades ucranianas, porém, acusaram Moscou de descumprir o acordo e continuar a bombardear as regiões:

Inicialmente, o embaixador da Ucrânia no Conselho de Segurança da ONU, Sergiy Kyslytsya, chamou a proposta de “pura hipocrisia” e exigiu que o Kremlin desvie os corredores de Belarus e Rússia. “Peço à Rússia que volte às rotas previamente acordadas para permitir que ucranianos e estrangeiros cheguem à Europa”, disse Kyslytsya.

A agência de notícias russa Interfax disse que os corredores já estão abertos, mas não informou se os destinos propostos pelos russos foram mantidos ou alterados, como queriam os ucranianos.

Deixar um comentário