LINK – NOTÍCIAS
Colegas do Senado e deputados da bancada
potiguar partilham de bolo de aniversário de Garibaldi Filho
COMEMORAÇÃO PRESTIGIADA
A comemoração do aniversário do senador Garibaldi Filho, ontem no gabinete dele em Brasília, se transformou num ato político, diante da participação de parlamentares, jornalistas e funcionários do Senado. Os outros dois senadores da bancada do RN — José Agripino e Rosalba Ciarlini — e o presidente do Senado, José Sarney, estiveram no gabinete. Também foram cumprimentar o aniversariante os deputados Felipe Maia e Rogério Marinho.
Por acontecer no primeiro dia da instalação da sessão legislativa, a visita tem uma marca simbólica, e representa o interesse em construir uma relação cada vez mais harmoniosa entre os poderes Legislativo e Judiciário, disse o senador.
Sarney lembrou que o poder Legislativo no Brasil mantém uma tradição histórica, de não ter atritos com o poder Judiciário. “Eu acredito que na nossa gestão e na gestão do presidente Temer – com o mesmo ponto de vista que ele tem, nós vamos seguir essa tradição. Vamos manter a mais estreita possível convivência, harmonia entre os poderes”.
O deputado Temer comentou o importante papel da Suprema Corte. Ele explicou que, enquanto não se conclui a regulamentação da Constituição de 1988, o STF tem interpretado o texto constitucional, com base nos princípios da própria Carta. Sarney concordou com o deputado, ressaltando que o STF é o guardião da Constituição. “Qualquer decisão do STF é em favor do povo brasileiro” e assegura a ordem jurídica que permite a convivência democrática no país, concluiu o senador.
Os parlamentares aproveitaram o intervalo da sessão Plenária e foram até o Salão Branco do Supremo para cumprimentar todos os ministros da Casa.
Fonte:TSE
Os suplentes de vereadores que ainda sonham em conseguir uma vaga na Câmara Municipal, com a ampliação do número de parlamentares, tiveram mais uma notícia que contribui para tornar o sonho frustrado.
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Michel Temer, afirmou que o Projeto de Emenda Constitucional que prevê o aumento no número de vereadores será rediscutido na Câmara.
O entendimento do presidente é que a Casa não irá promulgar o projeto aprovado no Senado, já que foram feitas modificações pelos senadores.
A principal mudança no Senado foi a transformação da PEC em duas: deixando um projeto exclusivo para o aumento do número de parlamentares e outra sobre o aumento de verba para as Câmaras Municipais.
“Precisamos discutir o sistema do voto proporcional, financiamento das campanhas. As instituições políticas brasileiras remontam o século XIX, são atrasadíssimas e precisam ser atualizadas para melhor servir”, disse o senador, durante entrevista ao programa Panorama Político, da Rádio Globo Natal.
José Sarney também demonstrou muita preocupação com as Medidas Provisórias. Para ele, a edição das MPs já é um modelo ultrapassado. “Tem se tornado um estorvo para a atividade Legislativa e para o Poder Executivo. Vamos agora resolver de uma vez por todas o problema”, destacou.
Do jeito como fevereiro vem se apresentando, tudo faz crer que o inverno vai se consolidando no Rio Grande do Norte. No Ceará está consolidado. As notícias de lá são francas. De terça-feira para o amanhecer de ontem, no mesmo ritmo que vem derna de sexta-feira, há registros de chuvas em mais de 70 municípios do Estado, segundo a Emparn. Choveu em todas as regiões, do Litoral ao Sertão, com mais intensidade no Oeste e no Seridó.
A maior chuva, porém, foi no Agreste: 70 milímetros em Jundiá. No Oeste, as maiores precipitações ocorreram em Campo Grande, 64, Caraúbas, 45, Paraú, 28 e Upanema, 21. Em Caicó, no Seridó, choveu 50 mm. Em dois dias, somam mais de 100. Boas chuvas em Cruzeta, 45, Santana do Seridó, 43, Cerro Corá, 35, Timbaúba dos Batistas, 30. Em Santa Maria, no Potengi, 31. Mais adiante, em São Tomé, 19. Chuva em todo o Litoral Sul. Também tem chuva na região do Mato Grande: Taipu, de Roosevelt Garcia, 22. A chuva de Natal foi uma leblina: 3,3.
No Ceará, o governo de lá já fez a distribuição de sementes aos agricultores: feijão, milho, arroz. De semente de algodão, também. Do governo daqui não tenho notícias. Vi o secretário da Agricultura do Estado falando na televisão muito animado com as chuvas. Não reparei se o doutor Fracisco das Chagas Azevedo falou sobre sementes. Acho que não.
O pessoal do governo está preocupado com o inverno. Já houve um alerta da Meteorologia da Emparn. Se as chuvas deste ano repetir a média do inverno de 2008 tem barragem correndo risco, inclusive a de Assu (Armando Ribeiro Gonçalves), a maior de todas, lá se vão mais de 2 bilhões de metros cúbicos. A capacidade hoje do reservatório passa da faixa dos 80%.
Atenção redobrada para todo o baixo vale, chegando ao estuário de Macau. O doutor Iberê já fez uma reunião. O Dnocs também está sabendo.
Fonte:Coluna WM
As dívidas com o INSS estão inviabilizando às Prefeituras. Certamente, a maioria dos municípios brasileiros tem hoje suas maiores dificuldades financeiras em razão dos débitos acumulados ao longo de anos. O bloqueio dos recursos é feito diretamente na conta das Prefeituras.