Policial é morto durante abordagem em Baia Formosa

PM foi baleado após aproximar-se de suspeitos em bar de Baía Formosa. Seu colega também foi atingido

Durante uma abordagem a dois homens em um bar, dois soldados PMs foram baleados no município de Baía Formosa, a 98km de Natal, por volta das 10h30 de ontem. Anderson de Araújo Cantalice, 27, não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital. Já Hacencleves Alexandre Tavares, 34, foi socorrido ao Hospital Walfredo Gurgel e não corre risco de morte. Os dois suspeitos fugiram em uma moto Honda Tita prata. O proprietário da moto, Ubiracir Dias dos Santos, foi detido horas depois na cidade paraibana de Mamanguape. Um comerciante, Edvaldo Vicente do Nascimento, 37, que estava próximo ao local do crime, também foi atingido por um disparo na perna direita. 

O comerciante Carlúcio de Souza, 52, dono do bar onde houve o crime, conta que os dois suspeitos chegaram ao seu bar no final da manhã de ontem e pediram refrigerantes para beber. Enquanto tomavam os refrigerantes, os dois policiais chegaram ao local na viatura da cidade e resolveram fazer uma abordagem aos dois homens. “O policial mais jovem chegou perguntando de onde eles eram. Um, então, disse que era de Mamanguape. O PMs se aproximaram dos dois e esperaram que um deles mostrasse os documentos. O outro, então, sacou uma arma e começou a atirar”.

Anderson Cantalice foi o primeiro atingido com tiros na cabeça. De acordo com Calúcio, o soldado Hacencleves ainda trocou tiros com os bandidos, sendo atingido no pescoço. “Não vi muito bem como aconteceu, pois quando começaram os tiros, fui para atrás da porta e só vi um dos soldados cair no chão”. 

Depois do tiroteio, os dois suspeitos fugiram do local na moto. A dona de casa Berenilda Porfilho Duarte, 32, conta que seu marido, Edvaldo, ainda foi atingido durante o tiroteio. “Eu estava na casa da minha mãe quando me disseram o que houve. Meu marido estava amolando uma faca na calçada de casa quando levou um tiro na perna”. Os três feridos foram socorridos por populares para o HWG. Porém, o soldado Anderson morreu ainda na estrada que liga Baía Formosa à BR-101. As outras duas vítimas se recuperam bem dos ferimentos. 
O crime chocou a cidade localizada no Litoral Sul do estado, que também está preocupada com a carência no policiamento Foto: Carlos Santos/DN/D.A.Press
Após o crime, várias equipes da Polícia Militar, inclusive o Batalhão de Choque, da Delegacia Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e Polícia Rodoviária Federal saíram em busca dos suspeitos. Segundo o coronel PM Francisco Reinaldo, comandante do policiamento do interior, a partir da placa fornecida por testemunhas, a polícia localizou o proprietário da moto usada pelos bandidos em Mamanguape (PB). Ele foi detido e interrogado sobre a localização dos envolvidos no tiroteio em Baía Formosa. O caso será investigado pela delegacia de Canguaretama. O policial morto era paraibano de João Pessoa. 

População com medo 
A população de Baía Formosa ficou atemorizada com o crime. A doméstica Maria do Carmo, 48, teme o fato de que há apenas dois policiais por dia trabalhando no município. “E esses dois baleados eram os melhores, que faziam a maior quantidade de prisões”. Já a dona de casa Maria da Silva, 24, afirma que a segurança na cidade “está péssima, muitos assaltos têm acontecido por aqui”. O motorista Marcos Camilo, 32, revela uma situação ainda mais grave.

“Aqui existe um monte de bocas de fumo. São mais bocas do que viciados para comprar nelas. E sofremos muito com assaltos. Somente aos Correios daqui, no ano passado, foram três”. O aposentado Aparecido Martins, 71, também se queixa do efetivo policial na cidade. “Além dos soldados, só há um sargento, comandando o destacamento. E, muitas vezes, os que ficam de serviço trabalham muito devagar. A população daqui está desprotegida”. 

Fonte:DN

Deixar um comentário