Políticos & Política – Por Lenilson Costa

SESAP DIVULGA NOVOS NÚMEROS DA DENGUE
Por Assessoria da Sesap
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (17), por meio do Programa Estadual de Controle da Dengue, o novo boletim epidemiológico da doença. Desde o início do ano até o último dia 07, o RN contabiliza um total de 11.746 casos notificados, dos quais 2.934 foram confirmados.

Conforme os últimos dados, o quantitativo de municípios do Estado que apresentam incidência alta da doença corresponde a 70, enquanto 46 estão com média, 45 com baixa e 6 com incidência silenciosa. O município de Natal permanece com incidência alta, registrando o maior número de notificações do RN (3.171). Em seguida, estão os seguintes municípios: Mossoró (1.135), Parnamirim (875), Santa Cruz (534), João Câmara (526), Pau dos Ferros (384), Macaíba (379), São Gonçalo do Amarante (362), Nova Cruz (331) e São Paulo do Pontegi (238).

O Programa Estadual de Controle da Dengue alerta a população para a importância das medidas de prevenção, principalmente por meio da eliminação de criadouros, para combater a dengue. Além disso, a Sesap prossegue com a operação com os carros-fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV), nos municípios onde há alta transmissão da doença.

NOVA CRUZ – ÚNICA DO AGRESTE

A única cidade a ter casos de dengue dentro do quadro de elevação é o município de Nova Cruz. Isso prova o total descaso, também no setor da saúde, que levou o município a permanecer no quadro negro e acordo com o novo boletim epidemiológico da doença e o município continua com incidência alta segundo levantamento da Sesap.

VAI VOLTAR
Quem estará de volta para abraçar o seus amores será o ex-prefeito da cidade de Nova Cruz, Cid Arruda. O mesmo deverá começar a caminhar rumo 2012. Cid já vai iniciar uma serie de conversas com amigos e correligionários.

SABADO
Neste sábado o ex-prefeito, Cid Arruda também deverá anunciar o partido o qual migrará. Surgem rumores aqui em Nova Cruz, que o mesmo vai se filiar ao partido do PSB. Até o momento não aconteceu nenhum pronunciamento o mesmo quanto a filiação do seu novo partido.

BURACOS
Realmente a situação da cidade de Nova cruz se encontra em um verdadeiro caos administrativo. Todas as ruas da cidade, quando não está com problemas de buracos, estão com problemas de esgoto, lixo ou mato. Pense no caso sério que está o município.

PROTESTO
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (FETRAF-RN) organiza para a próxima quinta-feira um protesto dos trabalhadores rurais. A marcha sairá da Cidade da Esperança até a Governadoria, onde os agricultores querem ser recebidos pela governadora Rosalba Ciarlini.
Os tabalhadores irão reivindicar o término da construção de 200 casas, além do cumprimento da Lei Federal Nº 11.947, que prevê a compra de produtos dos agricultores pelo Estado e municípios para 30% da merenda escolar. Outro ponto da pauta é sobre a saúde da água: a FETRAF contesta a orientação do Governo de criar piabas nas caixas d’água de consumo doméstico para combater o mosquito da dengue. De acordo com a Federação, não há necessidade, pois as caixas são fechadas.
O presidente da FETRAF, João Cabral, afirma que até agora não recebeu resposta do Gabinete Civil em relação à audiência, mas insistirão: “Precisamos manter o diálogo com o governo para dar andamento aos projetos que estão parados, como é o caso das 200 casas que não foram concluídas. Falta apenas a CEHAB liberar os recursos. Por isso marcharemos até a Casa Civil”.
Fonte: TN

MONTE ALEGRE – CHAPA DA OPOSIÇÃO RUMO 2012
Na cidade de Monte Alegre, já está quase definida a chapa da oposição os nomes são eles:Severino Rodrigues para prefeito e Henrique para vice. Os sinais de união já é visível. No evento que o presidente Antonio Ananias relaizou em homenagem ao dia do trabalhador, os dois nomes já se apresentaram unidos mais do que nunca.

MONTE ALEGRE – CHAPA DA SITUAÇÃO RUMO 2012
Enquanto na chapa da situação a prefeita Graça, vai conversando com o filho do ex-prefeito Solon Ubarana. há anos o líder político e ex-prefeito, Solon não caminhava unido com a atual prefeita Graça. Agora tudo indica que terá mesmo a união. A chapa está praticamente fechada com Graça para prefeita e um membro Solon na chapa de vice.

LAGOA DE PEDRAS – RUMO 2012
No município de Lagoa de Pedras existe um nome que continua em processo de elevação nas pesquisas segundo os bastidores da política do município. Como o atual prefeito não irá mais para disputa, o quadro já está praticamente definido com o nome do vice – prefeito Tião. O mesmo já articula seu nome e tem conversado com vários políticos do Estado buscando alternativas para consolidar o seu nome rumo 2012.   

FUSÃO

O senador Aécio Neves planeja a fusão do PSDB com o DEM e o PPS. A nova sigla seria anunciada em 2013, depois das eleições municipais do ano que vem. A informação foi destaque na edição de ontem da Folha de São Paulo. No Rio Grande do Norte, a eventual fusão deixaria no mesmo partido o senador José Agripino, a governadora Rosalba Ciarlini e o deputado Rogério Marinho.


BAIA FORMOSA – »Cenas…
Por Eliana Lima – TN

A grita vem de cidadãos do município de Baía Formosa: – “Depois de retirar um cemitério à beira-mar para atender a interesses imobiliários para a construção do que estamos chamando de Hotel das Almas, o prefeito Nivaldo Melo pretendia manter um lixão a menos de 30 metros da nascente do Rio Sagi”. Não obteve sucesso porque a Justiça  Federal impediu, em novembro de 2010, conforme o blog Abelhinha noticiou na época. Resultado: a prefeitura tem lançado os resíduos sólidos nas ruas da cidade.
DEGUE

Estudantes de São Gonçalo integram ações de combate à dengue
A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Até a próxima quinta-feira (19), data escolhida como o dia “D” de mobilização geral, será realizado um mutirão de limpeza pública e vistoria domiciliar dos agentes de endemias e agentes de saúde em uma comunidade que apresentou índice elevado de notificações.
A mobilização de ontem (16) aconteceu no Conjunto Regomoleiro, e além do envolvimento das equipes das secretarias de Saúde, Comunicação e Serviços Urbanos, contou ainda com a participação de alunos da Escola Municipal Vereador Maurício Fernandes, orientados pelos profissionais da Educação. A unidade de ensino foi uma das 11 escolas municipais, que no ano passado, fizeram parte do Projeto “A Gente Contra a Dengue”, através de uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo com a rede de supermercados Nordestão. Na manhã de hoje (17) o alvo da campanha foi a comunidade de Novo Amarante, se estendendo até o Golandim.
INCLUSÃO
GOVERNO INCLUI METRÔ DE SUPERFÍCIE DE NATAL NO PAC 2

Por Assecom-RN
A governadora Rosalba Ciarlini assinou nesta terça-feira, 17, em Brasília, termo de anuência (compromisso) para a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o chamado metrô de superfície de Natal. Foi durante a reunião técnica do PAC 2 da Mobilidade Urbana. A obra será compartilhada Governo e Prefeitura do Natal e beneficiará a região metropolitana. O projeto inclui revitalização, reforma e adaptação do trecho da linha férrea Ribeira-Extremoz e a implantação do VLT.

O sistema passará pela Zona Norte e terá 11 estações, das quais 3 de integração com ônibus ( Ribeira, Nova Natal e Alecrim) e terá capacidade para transportar 50 mil passageiros/dia. “O metrô significa um avanço na região não por ser apenas uma opção de transporte eficiente e seguro, mas por ser também barato, melhorando significativamente nosso sistema público coletivo”, afirmou a governadora Rosalba que assistiu uma exposição da diretora de Mobilidade Urbana, Luíza Gomide, do Ministério das Cidades. Segundo ela, o PAC da Mobilidade para as Grandes Cidades envolve recursos da ordem de R$ 18 bilhões, dos quais seis do Orçamento Geral da União (OGU) e a outra parte de financiamentos.

O governo do Estado conseguiu a garantia de R$ 130 milhões para o metrô, uma obra que é esperada há 20 anos pelos natalenses e moradores da região metropolitana. A previsão é que o veículo leve sobre trilhos comece a funcionar em 2013, um ano antes da Copa do Mundo, que exige aumento e modernização do transporte público da capital.


Participaram da reunião, os secretários Kátia Pinto( Infraestrutura) e Demétrio Torres (Copa). A prefeita Micarla de Sousa também assinou o termo de compromisso proposto pelo governo do Estado na mesma reunião.

O metrô do RN será semelhante ao do Cariri, no Ceará.

PREVISÃO

– Publicado por Robson Pires
Apesar de reiterar a sua fidelidade política a governadora Rosalba Cairlini e destacar que é parceiro do DEM, o futuro presidente do PSD, o vice-governador Robinson Faria, fez uma previsão hoje durante entrevista a Rádio Cidade que a legenda sob seu comando deverá eleger em 2012 algo torno de 50 prefeitos no interior do Estado.
Segundo Robinson, o PSD deverá colher no Estado mais de 50 mil assinaturas. Ele disse que o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, pediu apenas 10 mil, “mas eu quero dar 50 mil, cinco vezes mais do que eles me pediram”. O vice-governador disse ainda que a meta de Kassab é que o PSD ultrapasse a marca de 50 deputados federais. “Hoje, já temos 43 deputados comprometidos com o partido”, destacou.
MANDATO
– Publicado por Robson Pires
O Presidente Nacional do Democratas, Rodrigo Maia, anunciou  que o partido vai pedir os mandatos de todos os parlamentares que se desligarem do DEM até 3 de outubro, quando se encerra o prazo para novas filiações com vistas à campanha de 2012.
Ele sugeriu, também, que o DEM indique o nome do vice em uma chapa liderada pelo PSDB para disputar a sucessão presidencial no próximo ano.
O deputado fez as considerações em encontro realizado em Recife para capacitação de pré-candidatos à Assembléia Legislativa e à Câmara Federal.
– No país inteiro os governadores estão dizendo aos deputados que podem trocar de partido, sem medo da fidelidade partidária, porque eles resolvem essa questão na justiça eleitoral. Governador não pode mandar na justiça. Ou a democracia é respeitada no país, ou será uma desmoralização para todos, afirmou ele, porém sem citar nomes.
TCE
Vaga aberta no TCE é do Ministério Público, mas se fala em uma emenda constitucional para transferir a vaga ao Governo
Com a aposentadoria do conselheiro Getúlio Nóbrega oficializada no Tribunal de Contas do Estado (TCE), começa agora a disputa para a indicação vitalícia… A vaga da vez seria uma indicação do Ministério Público, mas já se fala em uma emenda constitucional para transferir a indicação para o Governo do Estado.
Já se especulou os nomes dos secretários Paulo de Tarso Fernandes (Gabinete Civil) e Betinho Rosado (Agricultura) para ocupar a vaga. Até setembro, outro conselheiro deve também pedir aposentadoria… Trata-se de Alcimar Torquato, que completará 70 anos. Alcimar, que já foi deputado é muito ligado ao vice-governador Robinson Faria.

SALÁRIO
“Como pode um salário de deputado comprar imóveis acima de R$ 8 milhões?”, questiona colunista potiguar
Com o título “Os Consultores”, o colunista Alex Medeiros, que escreve nas páginas do Jornal de Hoje publicou uma nota que chama a atenção…
“Consultoria. Eis a palavra-chave dos integrantes da quadrilha petralha para justificar o festival de propina e desvios de verbas que alguns acumulam em contas privadas. Como pode um salário de deputado comprar imóveis acima de R$ 8 milhões?”, questionou.
Fonte: Marcos Dantas
NORMAS
Comissão da Reforma Política discute normas para pesquisas eleitorais nesta terça-feira
E continua a discussão sobre novas regras para a Reforma Política na Câmara dos Deputados. A Comissão Especial da Reforma Política se reúne nesta terça-feira (17) para discutir as normas para a realização de pesquisas eleitorais. A reunião faz parte da série de debates internos da comissão para avaliar os pontos de consenso em relação às propostas em análise. A reunião será realizada às 14h30 no plenário 11.
A Comissão Especial da Reforma Política realizou nesta segunda-feira (16), em João Pessoa (PB), a quarta conferência para debater o tema nos estados. Foram ouvidos representantes da sociedade civil e dos poderes públicos. Já foram realizadas conferências em Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Aracaju (SE). Na quinta-feira (19), o debate ocorrerá em Florianópolis.
Fonte: Marcos Dantas

Deixar um comentário