Rogério Marinho leva Pensar Natal para Mãe Luiza e Alecrim

O terceiro final de semana do projeto “Pensar Natal”, realizado pelo PSDB, visitou a zona Leste da capital potiguar. Em Mãe Luiza, o deputado federal Rogério Marinho, presidente estadual da legenda, conferiu os problemas enfrentados pelo posto de Saúde da Rua Guanabara. Já no Alecrim, realizou mais um Seminário sobre saúde pública, onde foram reunidas mais de 50 pessoas da região no Conselho Comunitário do bairro.
Entre as deficiências encontradas no posto de saúde de Mãe Luiza, um deles chamou mais a atenção. Todos os equipamentos de um laboratório completo de odontologia estão encaixotados no meio do corredor da unidade, esperando um responsável para montá-lo. A caixa está no mesmo lugar há seis meses. Enquanto isso, duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) se revezam no único local adequado para este tipo de atendimento.
A situação é ainda pior se levarmos em conta que estes profissionais estão apenas fazendo o trabalho de prevenção com os pacientes, já que faltam materiais fundamentais para o tratamento adequado no posto.
“São questões típicas de problemas de gestão. E por isso estamos fazendo esses Seminários. É muito importante sabermos das pessoas que usam o sistema público onde é que o calo está doendo. Só assim poderemos chegar, no final do ano, com um projeto capaz de tirar Natal do caos administrativo em que se encontra”, disse Rogério Marinho.
Outro problema da unidade, este comum as demais que já foram visitadas pelo “Pensar Natal”, é a falta de internet, meio essencial para a marcação de exames na rede pública. Sem a garantia do acesso a rede mundial de computadores, os próprios servidores precisam juntar dinheiro para pagar uma lan house, onde conseguem fazer o serviço completo.

Deixar um comentário