Representantes da Petrobras Biocombustível se reúnem com a Governadora
Estreitar a parceira da Petrobras Biocombustível com o Estado do Rio Grande do Norte foi o foco da reunião que aconteceu na tarde desta quinta-feira (9), na Governadoria. O diretor de Suprimento Agrícola da Petrobras Biocombustível, Jânio Luis da Rosa, fez uma explanação da empresa, mostrando a missão, a atuação e os objetivos a alcançar.
Segundo Jânio Luis, o objetivo é incentivar a agricultura familiar, através do cultivo da mamona e do girassol para a produção do biocombustível. Atualmente, de acordo com os dados apresentados, cerca de 1.300 agricultores do RN produzem mamona ou girassol, nas regiões do Seridó, Trairi, Oeste e Alto Oeste. A empresa quer ampliar esse contingente e oferecer mais oportunidade para o homem do campo. A Petrobras Biocombustível fornece sementes e auxilia na captação de crédito, através do Banco do Brasil e do BNB. A parceria do Governo seria através do apoio da Emater, Emparn, Secretaria de Estado da Agricultura para proporcionar assistência técnica e capacitação. “Queremos aproveitar o potencial do RN e, consequentemente, a inclusão sócio-econômica e financeira do homem do campo. O Programa Nacional de Biocombustível do Governo Federal e o Projeto da Petrobras só obterá sucesso se houver participação do Governo Estadual” disse Jânio.
“Queremos entrar neste processo” confirmou a Governadora. Rosalba Ciarlini, entretanto, expressou preocupação em relação a garantia da compra de tudo que for produzido. “Não devemos pensar apenas em garantir a safra. A venda do produto é um ponto fundamental para ser pensado”, alertou a Governadora sugerindo que seja realizado encontro entre Emater, Emparn, Sape e Petrobras Biocombustível. “Temos que amadurecer essa proposta. Vamos analisar todos os pontos para viabilizar convênios, termos de cooperação, quem sabe ainda no segundo semestre deste ano”.
Fonte:Blog Robson Pires