Política & Políticos – Por Lenilson Costa

Direção do PT quer mudar estatuto e esvaziar as prévias

Ministro Gilberto Carvalho afirma ao ‘Estado’ que seria um ‘desastre’ uma disputa interna para escolher o nome do candidato à Prefeitura de São Paulo

Vera Rosa, O Estado de S.Paulo

Acostumado a enfrentar polêmica tanto no PT como no governo, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que “seria um desastre” o partido promover uma prévia para a escolha do candidato à Prefeitura de São Paulo.

Carvalho cobrou “maturidade política” do PT no momento em que o partido começa a debater as alianças para as eleições de 2012 e a reforma de seu estatuto. A tendência do 4.º Congresso do PT, marcado para setembro, é dificultar as prévias.

Para Gilberto Carvalho, prévias acabam dando munição ao adversário:

“Seria um desastre ter prévia no PT em São Paulo”, afirmou Carvalho ao Estado. “As prévias acabaram se transformando em trauma para nós porque, toda vez em que foram realizadas, houve enorme dificuldade para juntar o partido e reunificar a base. Com a disputa no nosso campo, as prévias oferecem munição para o adversário.”

Leia mais em Direção do PT age para mudar estatuto em congresso e esvaziar as prévias

POLÍTICA

Desvios no Dnit têm mais de 60 inquéritos na PF

Jailton de Carvalho, O Globo

A Polícia Federal tem em curso hoje mais de 60 inquéritos abertos para apurar denúncias de desvios de dinheiro público em obras rodoviárias controladas pelo Dnit. As investigações estão centradas em dirigentes estaduais, mas algumas delas poderão atingir ex-diretores nacionais, afastados dos cargos nas últimas semanas por ordem da presidente Dilma Rousseff, e políticos com foro privilegiado.

O arrastão é considerado tão abrangente que a Corregedoria-Geral da PF decidiu não abrir inquéritos específicos para apurar as novas denúncias.

O entendimento da PF é de que todas as acusações publicadas ao longo da crise no Ministério dos Transportes já estão sendo apuradas nos inquéritos em curso em praticamente todas as superintendências. A série de denúncias já resultou na queda do ex-ministro Alfredo Nascimento e de mais 19 dirigentes do setor.

O pedido de abertura de novos inquéritos foi feito à Procuradoria-Geral da República e ao Ministério da Justiça por parlamentares da oposição. Para eles, não basta a demissão. A polícia tem de investigar a fundo as acusações.

Em resposta, a polícia disse que já está investigando os casos. Dois dos mais recentes inquéritos resultaram na prisão dos superintendentes do Dnit no Ceará, Guedes Neto, e no Rio Grande do Norte, Fernando Rocha. Guedes foi preso pela Operação Mão Dupla, em agosto do ano passado. Guedes e outros funcionários do Dnit foram investigados por suposto favorecimento a um grupo de empreiteiras lideradas pela Delta.

A PF descobriu indícios de fraudes na construção de uma ponte na BR-304 e no recapeamento da BR-116, próximo a Fortaleza, duas obras do PAC.

“Com os trabalhos em conjunto (com a Controladoria Geral da União), foi possível a identificação das pessoas que faziam parte do esquema criminoso de superfaturamento, desvios de verbas públicas e pagamentos indevidos em obras de infraestrutura rodoviária realizadas pelo Dnit”, relatou a PF.

Leia mais em Desvios no Dnit têm mais de 60 inquéritos na PF 

Secretário Nacional de Defesa Civil visita o RN nesta sexta-feira

O Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho, visita o Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (29). Na agenda de compromissos, estão previstas reuniões com autoridades estaduais para tratar de assuntos ligados ao órgão no Estado e no país. O convite para a visita foi feito pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Dantas.

Durante a manhã, Humberto Viana se reúne com o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), Thiago Cortez; com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Aldair da Rocha; e com o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Josenildo Acioli. À tarde, o Secretário Nacional de Defesa Civil viaja para o município de Assú, onde vai visitar as áreas de risco da região.

Para o Comandante Geral do CBMRN, Cel. Elizeu Dantas, a presença de Humberto Viana no Estado será importante para que ele possa conhecer de perto os projetos executados pela Defesa Civil nos últimos seis meses.

Escolha no PSDB

Uma aposta em Rogério Marinho

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) marcha para ser a grande aposta do governismo estadual na sucessão de Natal. Existem alguns motivos que fortalecem essa tendência.

Primeiramente, porque ele tem revelado fôlego para abrir caminho com os próprios esforços.

Em segundo plano, porque o DEM da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não vê consistência numa hipotética tentativa de reeleição da prefeita Micarla de Sousa (PV).

Anote-se ainda, que o próprio partido não tem um quadro forte para enfrentar nomes com maior robustez, como o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB).

Sucessão em Natal

Lauro Maia pode ganhar mandato na AL do RN

A sucessão à Prefeitura do Natal, com hipótese de reunião de forças dos ex-prefeitos Carlos Eduardo Alves (PDT) e Wilma de Faria (PSB), conforme este Blog assinalou em postagem abaixo, tende a gerar outros efeitos. Há outro propósito.

Se a deputada estadual Márcia Maia (PSB) for a vice de Carlos Eduardo Alves (PDT), o suplente imediato dela – na Assembleia Legislativa, é seu irmão Lauro Maia (PSB).

Ele era tido como uma aposta certa à vitória nas urnas em 2010, mas o rumoroso caso de sua prisão pela Polícia Federal, com envolvimento em denúncia de corrupção no Estado, estilhaçou seu capital de votos.

A ex-prefeita e ex-governadora Wilma de Faria dificilmente será candidata a prefeito, não obstante ter boas intenções de voto.

O mais sensato é enxergar a política de forma mais ampliad. Reforçando o palanque de Carlos através de Márcia, acaba puxando o filho Lauro para o ambiente parlamentar da AL. Um tiro, dois alvos.

E tudo, tudo mesmo, tem relação indireta ou direta – como queira – com as eleições de 2014. São vasos comunicantes.

Fonte:Blog Carlos Santos

Definido o diretório estadual do PSD no Rio Grande do Norte

No pedido de registro partidário impetrado pelo PSD no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte estão definidos os integrantes do diretório estadual.

A ata da convenção faz parte do processo que já tramita na Corte Eleitoral.

Conheça os integrantes:

Presidente: vice-governador Robinson Faria (esq)
Vice-presidente: deputado estadual Ricardo Motta 
(dir)
Segundo vice : deputado estadual Raimundo Fernandes
Secretário geral: deputado federal Fábio Faria
Tesoureiro: deputada estadual Gesane Marinho
Segundo tesoureiro: Gustavo Carvalho

Fonte:Blog Robson Pires

Estados também inadimplentes

Os estados que sediarão jogos da Copa do Mundo também apresentam problemas no cadastro.

Mais da metade das ocorrências nos Estados se refere a São Paulo. Do total de 644 restrições, o governo paulista possui 383, sendo 220 apenas junto ao INSS.

Destas, 123 são da Fundação Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente, conhecida como Fundação CASA, e outras 91 são da Universidade de São Paulo (USP).

Também chama atenção o elevado número de processos de dívida ativa da União, chegando a 140.

Depois de São Paulo aparecem os estados do Paraná, com 83 irregularidades, e o Rio de Janeiro, com 74.

Os dois estados com menos de 10 restrições, além de Minas Gerais que não tem nenhuma, são Ceará, com cinco e Mato Grosso, com quatro itens, três deles relativos à prestação de contas de convênios já realizados.

Restrições no CAUC por cidade-sede

Cuiabá / Fortaleza / Manaus / Natal / Recife / Rio de Janeiro / Salvador / São Paulo

Restrições no CAUC por Estado

Amazonas / Bahia / Ceará / Distrito Federal / Mato Grosso / Paraná / Pernambuco / Rio de Janeiro / Rio Grande do Norte / Rio Grande do Sul / São Paulo

Jornal da manhã na 95fm reestreia em agosto

A rádio 95 fm lança sua nova grade de programas a partir do dia primeiro de agosto.

A volta do Jornal da manhã é uma das novidades, desta vez sob o comando de Paulo Wagner, Salatiel de Sousa, Gerson de Castro e Mariana Vieira, com reportagens de Genésio Pitanga e Flávio Campos, essa equipe terá a missão de conduzir um jornal dinâmico, corajoso e polêmico.

A pretensão é de firmar uma nova fórmula de fazer jornalismo, de maneira mais interativa, preocupado em ser um porta voz do cidadão comum, este será o grande agente ativo do jornal, pois através de um “canal de voz” enviará denúncias e  reclamações do que acontece em seu bairro e/ou cidade.

E claro, atualidades, cotidiano, polícia, trânsito e esportes não poderiam faltar nesse que promete inovar a forma de fazer jornalismo de rádio em Natal.

Não perca! Dia primeiro de agosto, a grande Natal amanhece ligada na 95 fm para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo, Brasil e Rio grande do norte,  às sete e quinze da manhã. Jornal da Manhã  – Um jornalismo sem medo.

Brasil é campeão em depressão

Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde, publicado nesta semana pela revista científica BMC Medicine, o Brasil foi apontado como o local onde há mais pessoas com depressão. O episódio depressivo tem ligação com as condições sociais em algumas das 18 nações avaliadas. Os países foram divididos em dois grupos: alta renda (Bélgica, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Holanda, Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos) e baixa e média renda (Brasil, Colômbia, Índia, China, Líbano, México, África do Sul e Ucrânia). Nos dez países de alta renda, 14,6% das pessoas, em média, já tiveram MDE. Nos oito países de baixa ou média renda, 11,1% da população teve episódio alguma vez na vida. A maior quantidade nos últimos 12 meses foi registrada no Brasil, com 10,4%. A menor foi a do Japão, país do “harakiri”, com 2,2%. O trabalho faz parte da Pesquisa Mundial sobre Saúde Mental, iniciativa da OMS, que integra e analisa pesquisas epidemiológicas sobre abuso de substâncias e distúrbios mentais e comportamentais. O estudo é coordenado pela Universidade de Harvard, nos EUA.

Deputada propõe prazo mínimo para fusão e incorporação entre partidos

PDT

DEP. SUELI VIDIGAL

A deputada Sueli Vidigal (PDT-ES) apresentou um projeto na Câmara que determina a fusão de partidos políticos somente após terem completado dois anos de registro no Tribunal Superior Eleitoral e ter participado de pelo menos uma eleição. “A fusão ou incorporação de partidos não podem ser automáticas, muito menos com o objetivo de burlar a atual legislação eleitoral e desmoralizar a tese da fidelidade partidária, muito cobrada pela sociedade brasileira”, disse ela. A deputada defende que é importante alterar a Lei dos Partidos Políticos e inserir um tempo mínimo para a permissão de incorporação, extinção e fusão de legendas.

ASSECOM/RN e Sesap realizam debate sobre a dengue através do Twitcam

Na próxima sexta-feira (29), a partir das 9h30, a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estarão promovendo um debate com os internautas das redes sociais, através do Twitcam, para tirar dúvidas e informar as ações do Governo com relação à Dengue no Estado. Para participar no dia do evento, basta acessar o link www.rncontradengue.com.br/boletimaovivo.

Os internautas vão conversar diretamente com Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, realizando perguntas e acompanhando todo o debate com os outros participantes. Quem desejar já pode mandar sua pergunta pelo twitter @rncontradengue colocando no final da pergunta a seguinte hashtag: #rncontradengue.

O grande objetivo é aproximar o público que navega pelas redes sociais dos programas de combate a dengue no Rio Grande do Norte, formando multiplicadores das ações nesse meio, auxiliando também na divulgação do portal www.rncontradengue.com.br, onde há informações atualizadas sobre o assunto, como os cuidados, sintomas e prevenção.

Um gol de placa que está sendo marcado é a parceria da campanha de combate a dengue com os principais clubes de futebol do estado. Através do site do ABC (www.abcfc.com.br), América (www.americadenatal.com.br), Alecrim (www.alecrimfc.com) e Santa Cruz (em construção) os torcedores poderão acessar ao banner da campanha com o link que os leva diretamente ao site www.rncontradengue.com.br.

Quem é Juliana Araújo

Juliana Araújo é formada em Biologia, com especialidade em Microbiologia, Parasitologia e Saúde Pública. Foi Coordenadora de Ações de Saúde no Município de Santa Cruz e Coordenadora do Programa de Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), onde atua desde 2008. Atualmente é a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Femurn aponta queda do FPM em relação a junho

No comparativo com o mesmo mês de 2010, o Fundo de Participação dos Municípios registrou alta de 22,31%.

Por Redação, com informações da Femurn

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) fechou o mês de julho com queda de 25,36% em relação a junho e aumento de 22,31% no comparativo com julho de 2010. As oscilações registradas em 2011 são motivo de preocupação para os prefeitos do Rio Grande do Norte, aponta Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

Em julho, somados os valores dos três repasses feitos a cada dez dias a todas as prefeituras do Rio Grande do Norte, o FPM totalizou R$ 66.448.546,55 contra R$ 89.023.535,02 repassados em junho passado e R$ 54.330.038,93 repassados em julho de 2010.

De acordo com a Femurn, as prefeituras do Rio Grande do Norte com coeficiente 0.6 receberam, líquidos, R$ 234.581.61. Já as de coeficiente 0.8, 312.774,38 e as de coeficiente 1.0, R$ 390.968,47. AS contribuições para o Fundeb e Saúde, além do recolhimento do Pasep, já estão descontados desses valores.

A previsão inicial da Secretaria do Tesouro Nacional era de que, em julho, o FPM caísse 31% em relação a junho. Para os meses de agosto e setembro, as previsões atuais – sujeitas a alterações pela própria STN – dão conta de aumento de 33% e queda de 17%, respectivamente.

ICMS

Também em julho, o ICMS repassado pelo Governo do Estado a todas as prefeituras do Rio Grande do Norte totalizou R$ 64.908.416,28, contra R$ 50.080.476,73 em junho passado e R$ 55.140.703,39 em julho do ano passado. Em relação ao mês anterior, o ICMS deste mês de julho cresceu 29,61% e no comparativo com julho do ano passado apresentou crescimento da ordem de 17,71%.

Deixar um comentário