Rogério Marinho: “Estamos formando gerações de analfabetos funcionais”

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) demonstrou preocupação com os dados divulgados pelo IBGE sobre analfabetismo. No Brasil, 9,6% da população acima de 15 anos – 13,9 milhões de pessoas – não sabe ler nem escrever, segundo o Censo 2010.

Para Rogério Marinho, as falhas recentes cometidas pelo Ministério da Educação (MEC), como no caso dos livros didáticos com erros gramaticais, geram vulnerabilidade. O tucano cobrou mais seriedade do governo federal com o setor.

“Estamos formando gerações de analfabetos funcionais. O Estado não consegue acertar a educação de qualidade. Para resolvermos esse problema, é preciso formar professores e priorizar as quatro séries iniciais do ensino fundamental”, avaliou o deputado.

Conforme divulgou o jornal “O Estado de São Paulo”, o país terá que dobrar o ritmo de queda do índice para cumprir a meta assumida na Organização das Nações Unidas (ONU): chegar a 6,7% de analfabetos em 2015, o que significa alfabetizar 3,5 milhões de adultos. Ainda de acordo com o veículo paulista, se repetir o desempenho da última década, o objetivo só será alcançado em 2020.

Segundo o Censo 2010 do IBGE, ainda há 617 mil jovens de 10 a 14 anos que não sabem ler nem escrever, assim como um em cada quatro brasileiros de 60 anos ou mais (26,6%) também não é alfabetizado.

(Fonte: Diário Tucano)

Deixar um comentário