Ministro acata proposta de Rosalba para sanear municípios da transposição do Rio São Francisco

Os governos de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte vão elaborar planos de saneamento para todos os municípios por onde passará a obra de transposição do Rio São Francisco. A proposta que deverá ser encaminhada ao Ministério do Planejamento foi apresentada pela governadora Rosalba Ciarlini na reunião convocada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, com governadores, secretários de recursos hídricos e técnicos do governo federal para apresentação do plano de gestão de infraestrutura do projeto, nesta quinta-feira, 04, em Brasília. A governadora sugeriu que sejam reservados recursos para o esgotamento sanitário das populações que moram no percurso dos canais.

O ministro Fernando Bezerra acatou a proposta e pediu que cada governador determine um levantamento das necessidades para ele fazer gestão junto ä presidente Dilma Rousseff, visando melhorar o projeto que vai levar água para 12 milhões de pessoas do semi-árido nordestino. “Não podemos deixar que a obra da transposição, fundamental para o abastecimento humano, seja prejudicada pela falta do saneamento básico”, argumentou a governadora, ressaltando que é preciso garantir água de qualidade e proteção ao meio-ambiente.

Rosalba aproveitou para cobrar a licitação do trecho do Rio Apodi/Mossoró, cuja inclusão no projeto foi feita através de emenda de sua autoria quando era senadora e relatora do projeto de transposição. A interligação do São Francisco ao Rio Grande do Norte será feita também pelo Rio Piranhas/Assu. Esse trecho já foi licitado. Diante do pedido da governadora, o ministro assegurou que até dezembro, a licitação desse outro trecho sairá. “Em janeiro deveremos anunciar a empresa contratada para o Apodi/Mossoró”, prevê o ministro, dizendo que na obra será investido R$ 1 bilhão.

O projeto do São Francisco vai garantir, prioritariamente, a oferta d’água desde grandes centros urbanos (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Mossoró, Campina Grande, Caruaru), até centenas e médias e pequenas cidades do semi-árido e áreas do interior do Nordeste, priorizando a política de desenvolvimento sustentável.

Uma nova reunião do Ministro da Integração com os governadores será realizada no fim deste mês. Acompanharam a governadora neste primeiro encontro, o secretário de Recursos Hídricos, Jader Torres, e o diretor-geral do Instituto de Gestão de Águas do RN, Elias Alves Teixeira. Participaram os governadores Rosalba (RN), Ricardo Coutinho (PB) e João Lyra, governador em exercício de Pernambuco. O Ceara mandou o secretario de Recursos Hídricos, Cesar Augusto Pinheiro.

Deixar um comentário