Comitiva alemã visita governadora Rosalba Ciarlini

Foto: Ivanízio Ramos

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu nesta quinta-feira (20), parte da comitiva de empresários, representantes do executivo e legislativo do estado alemão Renânia Palatinado que visita o Rio Grande do Norte interessados em investir e negociar com o governo potiguar.

O foco principal de aplicação de investimentos no RN por parte da Renânia Palatinado é nas energias renováveis e em tecnologias para agricultura sustentável.  O estado alemão é um dos que mais investe no setor de tecnologia.

“Não queremos apenas palavras bonitas e promessas. Nossa intenção é sair daqui com projetos concretos de trabalho”, disse Joachim Mertes, presidente da assembleia legislativa do estado da Renânia Palatinado.

A governadora Rosalba Ciarlini garantiu toda a cooperação necessária para a viabilização das propostas dos visitantes. “Estamos tendo oportunidade de trazer investimentos sustentáveis e que trarão oportunidade de trabalho para jovens, principalmente agora que teremos o Pronatec. Será mais uma possibilidade de intercâmbio produtivo na área da educação”, disse a governadora.

De acordo com a ministra secretária de Estado para Economia, Meio Ambiente, Energia e Planejamento Territorial, Eveline Lemke, que veio representando o governador da Renânia, a intenção é desenvolver no Brasil projetos que preservem o meio ambiente. “Não queremos repetir erros de desrespeito ambiental como os que tivemos na Europa. Queremos fazer no Brasil, projetos que, desde o começo, levem em consideração a preservação”, disse Eveline Lemke.

Segundo o Professor Roland Kubiak, que trabalha com pesquisas aplicadas em meio ambiente, o desejo é desenvolver e formar mão de obra que desenvolva projetos de aproveitamento de resíduos, água, utilização de biomassa e agricultura orgânica no Rio Grande do Norte. “Temos também que pensar em desenvolver construções de prédios inteligentes, que aproveitem melhor as fontes naturais de energia, desde seu entorno, até o interior das construções”, disse Kubiak.

Desde o início da manhã desta quinta-feira (20), boa parte da comitiva alemã participa de rodadas de negócios com empresários locais. No período da tarde também serão realizados dois workshops abordando as enérgias renováveis e a agrociência.

Logo mais, às 19h, acontece a assinatura do termo de cooperação entre os dois governos, durante jantar que será realizado no Palácio da Cultura.

Também participaram da reunião o secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; da Educação, Betânia Ramalho; da Agricultura, Pecuária e Pesca, Betinho Rosado; a Diretora Presidente da Fapern, Maria Bernardete Cordeiro e o diretor da Potigás, Saulo Carvalho.

 

Deixar um comentário