Agripino fala na TV Senado do potencial da produção científica no RN
Para falar do potencial do estudo científico de seu estado, o senador potiguar José Agripino recebeu, nesta semana, a equipe da TV Senado em seu gabinete e destacou o que chamou de “trabalho exitoso” desenvolvido no RN. Segundo o parlamentar, que também é presidente nacional do Democratas, a atuação do estado no setor confirma a viabilidade de ampliação do fluxo da produção do científica brasileira, restrita anteriormente ao Sul-Sudeste e agora estabelecida com sucesso também no Nordeste.
“O Rio Grande do Norte é um exemplo claro de que em um país emergente, em um estado relativamente pobre, é possível, por meio de parceria público-privada, desenvolver escolas moderníssimas, formar uma geração de grandes talentos, tendo agregado a capacidade intelectual dos cientistas que estão trabalhando firme no nosso estado para encontrar soluções que o mundo precisa”, frisou Agripino.
O senador potiguar também ressaltou a necessidade de se destravar a legislação para facilitar a liberação e aplicação dos recursos. “É preciso unir forças aqui no Congresso Nacional para varrer da legislação os obstáculos, a burocracia e as barreiras que impedem o desenvolvimento da pesquisa no Brasil”. E acrescentou: “É o repatriamento de pesquisadores brasileiros que trabalham em grandes centros de pesquisa internacional.
Além de fazer gravações em Natal e Macaíba, a TV Senado entrevistou os cientistas Miguel Nicolelis e Sidarta Ribeiro. O programa, apresentado pela jornalista Junia Melo, será reprisado nos dias 06 de novembro às 13h e 12 de novembro às 3h e às 17h. No Rio Grande do Norte, a TV Senado pode ser sintonizada em canal aberto no 52 e na rede paga pelo canal 28.
http://www.senado.gov.br/noticias/tv/programaListaPadrao.asp?txt_titulo_menu=Repórter Senado&ind_programa=S&cod_programa=2