Entrevista de Ricardo Motta, Presidente da Assembleia no Jornal Diário de Natal edição deste domingo

“A AL é a voz, é o carro de som do povo potiguar”

Allan Darlyson
allandarlyson.rn@dabr.com.br

Juliska Azevedo
juliskaazevedo.rn@dabr.com.br

Edílson Braga
edilsonbraga.rn@dabr.com.br


CARLOS SANTOS/DN/D.A PRESS

Liderado político da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o presidente da Assembleia Legislativa (AL), Ricardo Motta (PMN), manifestou, em entrevista a’O Poti/Diário de Natal, simpatia pela pré-candidatura do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) à prefeitura de Natal. No entanto, frisou que a escolha do nome que será apoiado pela sua legenda dependerá de conversas internas do partido e da definição da governadora. “O PMN apoiará a candidatura que nosso sistema político indicar. Nós fazemos parte de uma coligação que tem a governadora Rosalba Ciarlini como comandante. O PMN haverá de ouvir também internamente nossos companheiros. Rogério Marinho é um excelente nome, como outros que também pleiteiam”, declarou. O parlamentar também comentou a desistência da filiação ao PSD aos “45 minutos do segundo tempo”, a pré-candidatura do filho Rafael Motta (PP) a vereador de Natal, os desafios da Assembleia Legislativa para 2012, a onda de violência que Natal enfrenta hoje e a preparação da cidade para a Copa de 2014.Confira a entrevista:

O ano passado foi decisivo para o senhor politicamente. O senhor chegou a compor a comissão provisória do PSD, mas, no momento final, decidiu permanecer no PMN. Por que essa decisão?

Minha amizade com o vice-governador Robinson Faria está acima de questões políticas. Eu, como presidente do poder legislativo, preferi ficar num partido que tivesse autonomia. Não pretendia me filiar à legenda do vice-governador, que faz parte do Executivo. Queria uma legenda desvinculada do governo, para ter autonomia. Se tivesse ido, ficaria subordinado ao Executivo. Então, optei pela independência. Mas, em nenhum momento isso abalou minha amizade com Robinson. Foi isso que ocorreu. Existe uma afinidade, uma amizade entre nós. Não ocorreu mudança de rumo. Minha decisão foi para preservar a independência dos poderes. Isso ocorreu em anos anteriores, quando Robinson saiu do PFL e fundou o PMN noRN. Ele, por meio da sua competência, fez com que fosse um dos maiores partidos do estado.

Por que então o senhor deixou para decidir ficar no PMN somente no momento final, e não desde o início, quando Robinson o convidou para o PSD?

Participei desde o início do processo de criação do PSD, com os deputados Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa, Gesane Marinho, todos os deputados daquele grupo. Mas, em seguida, numa análise mais profunda, vimos que poderíamos trabalhar em partidos distintos, o PMN como o PSD. Infelizmente, houve desdobramentos, que foi o rompimento do PSD com o governo. Daí, o PMN não teve nenhuma participação nisso. Pelo contrário. O PMN torce para que haja uma união entre os dois.

O PMN vai apoiar a candidatura do deputado federal Rogério Marinho a prefeito de Natal?

O PMN apoiará a candidatura que nosso sistema político indicar. Nós fazemos parte de uma coligação que tem a governadora Rosalba Ciarlini como comandante. O PMN haverá de ouvir também internamente nossos companheiros. Rogério Marinho é um excelente nome, como outros que também pleiteiam. Todos eles estão capacitados para receber nosso apoio. Mas é um assunto para ser discutido internamente pelo PMN, sem perder a sintonia com a governadora.

Mas hoje a tendência do apoio do grupo é por Rogério?

Pelo que tenho acompanhado, é por Rogério. Já conversei com ele. Eu tenho certeza que ele prefeito dará uma grande levantada na administração municipal. Mas existem outros nomes que pleiteiam ser candidatos que também têm condições.

Leia na íntegra a entrevista acesse:http://www.diariodenatal.com.br/2012/02/12/politica3_0.php

Deixar um comentário