Conferência da Unale em Natal é a maior da história da entidade

Fotos: João Gilberto e Moraes Neto

A XVI Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) atingiu um número recorde – 1.685 participantes –  é  a maior entre todas as edições realizadas . O evento se encerra hoje (1), e reuniu no Centro de Convenções de Natal mais de 400 deputados brasileiros e ainda delegações de países como a África do Sul, China, Argentina, Paraguai, Canadá e México. Servidores dos legislativos de todo o País também estavam presentes, integrando 16 eventos simultâneos de vários segmentos relacionados aos legislativos estaduais.

Uma das novidades foi a reunião da Conferência Parlamentar das Américas (COPA) com debate de assuntos como direitos humanos, sustentabilidade e meio ambiente.

Além do tema central “Matriz energética e alternativas para o futuro” entraram em pauta temas dos mais relevantes na conjuntura econômica, social e política do momento, como energias renováveis, sustentabilidade e a Copa 2014.

O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta, falou desse momento histórico, do Estado sediar um evento com esta grandiosidade e por ter disputado e ganhado esse processo com outros entes da federação. O presidente também revelou a emoção de ter liderado esse processo e elogiou o esforço de todos os servidores da Casa que trabalharam com empenho, dedicação e agradeceu às importantes parcerias firmadas para viabilizar a conferência. Motta destacou o elevado nível dos palestrantes e debates, que alcançou um grande número de participantes e afirmou: “Um congresso da Unale não é apenas para os deputados, mas para que eles debatam com a sociedade os temas que estão na pauta do dia das assembleias”.

Ao comentar o recorde de participantes, que já entrou para a história da Unale, o presidente da entidade, deputado José Luís Tchê (AC), destacou a parceria com a anfitriã do evento, a ALRN, bem como a importância dos assuntos tratados pelos deputados de diversas partes do mundo: “Foi a maior conferência que já realizamos, graças ao trabalho e apoio do parlamento potiguar. Também reunimos em Natal a maior quantidade de presidentes das Assembleias de todo o país”, disse.

Eventos simultâneos

            Em paralelo à conferência principal, 16 eventos aconteceram no Centro de Convenções de Natal. Entre eles a 28ª edição do encontro da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos, Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), que também obteve uma expressiva participação: 24 entidades legislativas dos 17 estados representantes participaram dos debates.

Também fizeram parte da programação: Comissão de Direitos Humanos e Povos Indígenas, Secretaria das Mulheres da Unale, Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais, Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, Associação Nacional dos Consultores Legislativos, Associação Nacional dos Procuradores de Assembleias Legislativas, Associação do Parlamento Amazônico, Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas, Federação das Associações Emancipalistas do Ceará, Fórum dos Diretores Gerais de Casas Legislativas, Interlegis, Parlamento do Sul (Parlasul), União Nacional de Taquigrafia Parlamentar e Judiciária, União Nacional de Polícia Legislativa e União de Parlamentares do Mercosul.

 

Deixar um comentário