PSDB ainda lidera nas capitais, mas vê PSB crescer

Segundo as últimas pesquisas, tucanos lideram a disputa em seis prefeituras, mas perderam São Paulo, a joia da coroa. Já o PSB, aproximou-se de seu principal objetivo: eleger o prefeito de Recife

Enquanto Celso Russomano (PRB) isola-se na liderança, Fernando Haddad (PT) cresce e já começa a ameaçar o segundo posto de José Serra (PSDB) na disputa pela prefeitura de São Paulo. Esse é o quadro registrado na última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no dia 29 de agosto. O quadro provoca arrepios de preocupação nos tucanos. Na evolução das pesquisas, à medida em que vai chegando o dia das eleições, Serra saiu de uma condição de liderança isolada para perder o primeiro lugar para Russomano e, agora, começar a ver ameaçada mesmo a possibilidade de sua posição no segundo turno. Apesar da perda de terreno em São Paulo, o PSDB ainda é o partido que lidera as pesquisas na maior parte das capitais brasileiras.

Veja aqui o que dizem as últimas pesquisas em cada capital

No dia 30 de julho, levantamento do Congresso em Foco com base nas pesquisas mais recentes naquela ocasião mostrava o PSDB na frente em cinco ou seis capitais: havia um empate com o PMDB em João Pessoa (PB), e a liderança tucana também em Manaus (AM); São Luís (MA); São Paulo; Teresina (PI), e Vitória (ES).  O site levou em conta apenas as pesquisas realizadas depois da homologação das candidaturas, em cinco de julho. Por esse critério, ainda não havia na ocasião pesquisa em Aracaju (SE); Boa Vista (RR); Florianópolis (SC); Macapá (AP); Palmas (TO); Rio Branco (AC), e Salvador (BA).

Tucanos saem na frente na disputa pelas capitais

Agora, só não há pesquisa realizada após 5 de julho em Rio Branco. Assim, aumentou o espectro do levantamento, e o PSDB, com a inclusão das novas cidades, permanece líder em seis capitais: João Pessoa, com Cícero Lucena; Maceió (AL), com Rui Palmeira; Manaus, com Arthur Virgílio; São Luís, com João Castelo; Teresina, com Firmino Filho, e Vitória, com Luiz Paulo Veloso Lucas.

Em João Pessoa, porém, a situação é de empate técnico entre Cícero Lucena e José Maranhão, do PMDB. Cícero aparece com 25,3%, e Maranhão tem 24,9%, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Consult, por encomenda do jornal Correio da Paraíba, entre os dias 18 e 19 de agosto.

PSB empata com PT em Recife

Depois do PSDB, as pesquisas mostram um crescimento do PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, revelando chances de vitória em quatro capitais. Os socialistas lideram em Belo Horizonte (MG), com o prefeito Márcio Lacerda, e em Cuiabá (MT), com Mauro Mendes. E em outras duas capitais, aparecem em rigoroso empate técnico com adversários. Em Curitiba, Luciano Ducci aparece com 27%, mesmo percentual de Ratinho Júnior, do PSC. E em Recife, o grande trunfo de Eduardo Campos e do partido: Geraldo Júlio encostou em Humberto Costa, do PT, e ambos aparecem com 29%, segundo a pesquisa do Datafolha divulgada no dia 29 de agosto.

Na frente em três capitais, aparecem DEM, PMDB e PDT. O DEM lidera em Aracaju (SE), com João Alves Filho; em Fortaleza (CE), com Moroni Torgan, e em Salvador (BA), com ACM Neto. O PMDB está na frente em Boa Vista (RR), com Teresa Surita; em Campo Grande (MS), com Edson Giroto, e no Rio de Janeiro, com o prefeito Eduardo Paes. O PDT encabeça as pesquisas em Macapá (AP), com Roberto Góes; em Natal (RN), com Carlos Eduardo Alves, e em Porto Alegre (RS), com José Fortunatti.

A situação do PT

Apesar das pesquisas demonstrarem avanços em algumas capitais – especialmente em São Paulo, onde Fernando Haddad se aproxima de Serra – o desempenho do PT nas eleições municipais deste ano ainda decepciona, dado ser o partido da presidenta Dilma. Os petistas lideram em apenas duas capitais. E mesmo assim em Recife já há empate com o PSB. Além de Recife, com Humberto Costa, o PT lidera em Goiânia, com o prefeito Paulo Garcia, que, segundo a última pesquisa, tem uma vantagem tranquila para obter a reeleição.

O PV também lidera as pesquisas em duas capitais. Os verdes estão na frente em Palmas (TO), com Marcelo Lélis, e em Porto Velho (RO), com Lindomar Garçon.

Lideram em uma capital

Celso Russomano, do PRB, em São Paulo, puxa o time dos partidos que lideram em uma capital. O Psol está na frente em Belém (PA), com Edmilson Rodrigues. O PSD puxa a eleição em Florianópolis, com César Souza Júnior. E Ratinho Júnior, do PSC, está empatado com Luciano Ducci, do PSB, em Curitiba.

Eleições mais folgadas

É em Natal que as pesquisas mostram a situação mais folgada. Carlos Eduardo Alves tem 57,8%, segundo a pesquisa do Instituto Consult, realizada entre 12 e 14 de julho. Seu adversário mais próximo é Rogério Marinho, do PSDB, com 8,3%.

Em Boa Vista, Teresa Surita, do PMDB, lidera com 55%, de acordo com o Ibope, em pesquisa feita entre os dias 18 e 20 de agosto. Seu principal adversário, Mecias de Jesus, do PRB, tem 15%.

Em Aracaju, João Alves Filho, do DEM, tem 54%, diz o Ibope, em pesquisa realizada entre 14 e 16 de agosto. Valadares Filho, do PSB, aparece em segundo, com 12%.

Também parecem tranquilas, até agora, as chances de reeleição de Eduardo Paes, do PMDB, no Rio de Janeiro. A pesquisa Datafolha do dia 29 de agosto indicou Paes com 53%. Marcelo Freixo, do Psol, tem 13%.

Eleições mais apertadas

Além dos empates nos mesmos percentuais mostrados em Recife (Humberto Costa contra Geraldo Júlio) e Curitiba (Luciano Ducci versus Ratinho Júnior), as eleições estão bem disputadas também em João Pessoa, Maceió e Porto Alegre, segundo informam as últimas pesquisas.

Em João Pessoa, o tucano Cícero Lucena tem 25,3%, conforme os números do Instituto Consult, colhidos entre 18 e 19 de agosto. O peemedebista José Maranhão, porém, está logo atrás com 24,9%.

Em Maceió, Rui Palmeira, do PSDB, está na frente, mas Ronaldo Lessa, do PDT, está a apenas dois pontos percentuais dele. Rui Palmeira tem 30% e Lessa, 28%.

Em Porto Alegre, José Fortunatti, do PDT, tem 36%, mas Manuela D’Ávila, do PCdoB, aproxima-se dele, com 32%.

Saiba mais sobre o Congresso em Foco

Deixar um comentário