PMDB indicará Gustavo Fernandes para o cargo de primeiro secretário da Assembleia

O segundo cargo mais importante da Assembleia Legislativa, após o de presidente, o de se primeiro secretário da Casa, será ocupado a partir de fevereiro pelo deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB). O nome do parlamentar foi escolhido pela bancada do PMDB para ocupar a vaga que pertencia ao ex-deputado Poti Júnior, agora conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O nome de Gustavo foi escolhido pela bancada do PMDB, formada por ele e pelos deputados Walter Alves, Hermano Morais e Nélter Queiroz. O líder do PMDB, Walter Alves, deverá oficializar o nome de Fernandes no retorno do recesso, em fevereiro.

Com a saída de Poti, o PMDB avalia como legítima a continuidade na vaga. Neste sentido, o partido já fez um acordo com o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta (PMN), objetivando a ocupação pacífica da vaga. “O PMDB tem quatro deputados, o mesmo número de deputados do PSB. Mas o PSB já tem o vice-presidente da Assembleia, deputado Gustavo Carvalho”, avalia um peemedebista.

Os demais partidos da casa têm menor representatividade, mas o PMDB não tem mais nenhum cargo na Mesa Diretora. Caso não indique o substituto de Poti, o PMDB terá a maior bancada, mas não terá representação na Mesa.

O primeiro secretário é o segundo cargo mais importante da Mesa Diretora. Todas as ações da Assembleia passam pelo primeiro secretário, que é responsável pela realização de pagamentos e outros encaminhamentos.

Fonte:JH

Deixar um comentário