Governadora emitir nota fiscal eletrônica nas Lojas Riachuelo, do Midway Mall

Nota Fiscal Eletronica lojas riachuelo for Ivanizio Ramos 10 (1)

Nota Fiscal Eletronica lojas riachuelo for Ivanizio Ramos 14

Governadora Rosalba, Nevaldo Rocha, Flávio Rocha e o secretário Rogério Marinho observando a Nota Fiscal Eletrônica na lojas Riachuelo – Fotos: Ivanízio Ramos

Nota Fiscal Eletronica lojas riachuelo for Ivanizio Ramos 3

Secretário de Tributação, José Airton, Empresário Nevaldo Rocha, Governadora Rosalba e Fávio Rocha

A governadora Rosalba Ciarlini tornou-se na tarde de hoje a  primeira consumidora a emitir Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e) no segmento de vestuário, no Rio Grande do Norte.

O novo sistema foi implantado nesta sexta-feira (3), pelas Lojas Riachuelo, do Midway Mall, durante solenidade que contou a presença dos diretores do Grupo Richuelo Nevaldo e Flávio Rocha, além dos secretários de Tributação, José Airton, e de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho.  A Riachuelo é a segunda empresa a aderir ao projeto-piloto; a primeira foi a Miranda Computação, e a próxima é o Posto Escola da Petrobras. O projeto-experimental será concluído em julho de acordo com o cronograma nacional.

A ação faz parte de um projeto-piloto de implantação da NFC-e, em conjunto com os estados do Amazonas, Sergipe, Acre, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. O Rio Grande do Norte é o pioneiro no Nordeste e o primeiro estado do Brasil adotar a NFC-e interligada ao TEF, ou seja, o cupom fiscal associado ao cartão de débito ou de crédito convencional. Nos demais, o sistema funciona apenas para compras à vista ou em cheque. Na prática, a Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor substitui a nota fiscal impressa e passa a ser uma informação compartilhada em tempo real com a Secretaria de Estado da Tributação (SET).  

Para a governadora Rosalba Ciarlini, a implantação do projeto demonstra a preocupação do Governo em diminuir a burocracia e criar um ambiente tributário mais ágil, seguro e transparente. “Nós estamos na era da tecnologia, então temos que nos modernizar e usar todos os instrumentos que a informática nos oferece. Aqui estamos unindo os interesses da empresa e do Governo em   benefício do cidadão”, afirmou a governadora.

O Secretário de Estado da Tributação, José Airton da Silva, esclarece os benefícios que a NFC-e traz. “Com este sistema, o consumidor tem a segurança de ter o documento guardado para sempre em ambiente eletrônico, evitando acumular papel. Já para o empresário, o benefício vem através da redução de custos, uma vez que não será necessária a impressora fiscal, que custa em torno de R$ 3 mil e que ainda precisa de um funcionário apto para a manutenção”, diz o titular da SET, informando que, a partir do segundo semestre, os investimentos para massificar os produtos serão intensificados.         

Este é um projeto piloto cujo método permite aos clientes receber a nota de compras associada a pagamento com cartão (TEF), com código de barras bidimensional, o QR Code. Isso possibilita que a descrição completa da nota seja consultada a qualquer momento por celular, utilizando-se um leitor de código de barras disponível gratuitamente na rede. Outra vantagem é que o consumidor pode arquivar as NFC-e em e-mails ou pen drives, por exemplo, o que dificulta a perda de dados e torna a relação de consumo mais seguro. 

 

Deixar um comentário