Caixa Econômica condena casa vendida por ela mesma após três anos em Caicó

O caicoense Gilberto Dantas Soares está prestes a deixar a casa onde mora com a esposa e uma filha, na Rua Joel Dantas, no bairro Vila Altiva em Caicó. A construção foi condenada pelo setor de engenharia da CEF, em laudo assinado no dia 17 de junho deste ano pelo engenheiro Hênio F. da Fonseca Tinoco. O imóvel, de acordo com Hênio não atende ao mínimo que se espera de uma obra de construção civil com relação à qualidade, segurança e conforto. Gilberto financiou a casa pela Caixa Econômica no ano de 2010 e vai pagar durante 25 anos.

De acordo com ele, a casa foi construída por uma pessoa conhecida como Chaguinha, e o projeto assinado por um engenheiro identificado como Válber. Antes de concluir a compra, uma engenheira da Caixa Econômica Federal fez toda a vistoria e informou que imóvel estava em condições de ser vendido pela agência. “Com uns oito meses que eu estava lá dentro ela começou a trincar as paredes. O resultado é que hoje, um laudo de outro engenheiro da Caixa sugere a interdição do imóvel por não oferecer condições da gente morar”, diz Gilberto.

Diante do problema, o morador procurou a gerência da agência caicoense e recebeu uma resposta nada animadora. “A gerente ontem me disse que a Caixa Econômica não ia pagar nem um aluguel pra mim. Se eu acionar os bombeiros, hoje mesmo minha casa é interditada. A Caixa me disse que a obrigação de reformar não é deles, e sim do engenheiro que assinou o projeto da construção e o construtor”, explicou.

Em seu laudo feito no dia 13 de junho, Hênio aponta algumas irregularidades no imóvel, tais como paredes, pisos e forro trincados, trincas ativas em evolução, e conclui materiais de má qualidade (tijolos principalmente), ausência de juntas verticais de argamassa de assentamento; ausência de elementos de amarração (cintas); ausência ou insuficiência de vergas e contra-vergas; falta de impermeabilização nas bases das paredes e Box do banheiro; ausência de um sistema de drenagem de águas pluviais.

A seguir, trechos do laudo que condena o imóvel financiado pela Caixa Econômica:

 

8559

 

8560

 

 

8561

Fonte:blog Marcos Dantas

Deixar um comentário