Copa “Garoto Bom de Bola” será decidida neste sábado

O maior evento de futebol escolar da história do Rio Grande do Norte, a 1ª Copa “Garoto Bom de Bola”, será decidida na tarde deste sábado (06) no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O título da competição será decidido pelas seleções de Goianinha e de João Câmara. Antes da disputa do 1º lugar, as seleções escolares de Currais Novos e São Gonçalo do Amarante entram em campo para decidir a 3ª colocação.

Torcedores, pais, professores, grupos organizados dos municípios envolvidos na disputa e autoridades locais vão garantir presença no Nazarenão e vão acompanhar o encerramento do certame, que movimentou todo o Rio Grande do Norte. Evento de dimensão inédita na história do futebol escolar do Estado, a Copa envolveu, antes de seu início oficial, milhares de crianças e jovens de 12 a 14 anos de idade em diversos “peneirões” feitos em municípios das regiões do Rio Grande do Norte.

“A Copa Garoto Bom de Bola é um sonho nosso que se tornou realidade. É evidente a demonstração de que o Governo do Rio Grande do Norte vem tratando com prioridade a interiorização do Esporte”, afirma o secretário estadual de Esporte e do Lazer, Joacy Bastos.

Promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, em parceria inédita com o Fórum Estadual de Secretários e Gestores do Esporte e do Lazer, a Copa “Garoto Bom de Bola” chegou a todas as partes do Rio Grande do Norte, sendo disputada em campos com grama, campos sem grama; campos com ou sem arquibancada; campos murados, campos sem muros. O mais importante sempre foi o protagonismo do esporte, com a valorização da educação, de crianças e jovens dos mais diferentes lugares e classes sociais – só joga quem estiver matriculado e comparecendo a sala de aula.

A “Garoto Bom de Bola” começou oficialmente no sábado, 13 de abril, com 45 jogos simultâneos e 90 municípios na disputa. No total, os jogos movimentaram 1.620 atletas e foram conduzidos por 370 árbitros. “Os 222 jogos da Copa formaram uma simbiose todos os sábados, exatamente às 15h30, com o canto do hino nacional no início de cada partida”, lembra o secretário Joacy Bastos.

Por sua força e abrangência, o evento está dando impulso inicial à carreira de vários jovens que serão ídolos do futebol local e brasileiro no futuro. A competição, em sua primeira edição, funcionou fortemente como base de estímulo para que os municípios invistam no Esporte, com ênfase no futebol, para a formação de atletas.

Deixar um comentário