Hospital Onofre Lopes realiza mutirão de cirurgias até setembro

Expectativa do Hospital Onofre Lopes é que sejam realizadas cerca de 120 cirurgias por mês. Foto: Caninde Santos

Expectativa do Hospital Onofre Lopes é que sejam realizadas cerca de 120 cirurgias por mês. Foto: Caninde Santos

Com o objetivo de zerar a longa fila de espera dos pacientes que aguardam a realização de cirurgias eletivas, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), realiza até o mês de setembro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), mutirões de cirurgias nas especialidades de urologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral (hérnia e vesícula), vascular (varizes) e proctologia. Por mês, a expectativa é que sejam realizadas uma média de 120 cirurgias. No entanto, apesar do esforço, em algumas especialidades, como as cirurgias de varizes, não será possível zerar a fila de espera.

Nos meses de maio e junho foram realizadas 162 cirurgias, sendo 34 colecistectomias, 42 hernioplastias, 42 varizes, 29 amigdalectomias e 15 prostatectomias. As especialidades de oftalmologia e oncologia não fizeram parte dessa pactuação, em razão de que, na primeira especialidade, o HUOL já tem uma alta demanda de atendimentos, ficando em torno de seis mil procedimentos por mês, já que a unidade é o único prestador do serviço para todo o Rio Grande do Norte, e com isso não sendo possível o aumento da capacidade. Em relação ao serviço de Oncologia, o credenciamento da unidade ainda está em tramitação e, portanto, não havia como participar.

A diretora administrativa e financeira do HUOL, Zilmar Fernandes, explicou que a realização dos mutirões faz parte de uma política do Ministério da Saúde, estabelecida na portaria 1.340 de junho de 2012. Os recursos já estavam disponíveis desde a gestão passada, mas somente quando assumiu a Secretaria de Saúde, Cipriano Maia procurou o diretor do Hospital, Ricardo Lagreca, para realizar a parceira e as cirurgias só começaram a ser iniciadas em maio deste ano. “A relevância desse projeto é reduzir esta fila e atender os pacientes que estão há alguns anos esperando esses procedimentos”, destacou.

Zilmar Fernandes confirmou que, em algumas especialidades, a fila não será zerada. Através desse convênio, só podem participar desse mutirão aqueles pacientes que são munícipes de Natal. Em relação à Urologia, Zilmar disse que há apenas 15 pacientes na fila que deve ser zerada ainda este mês. “Os pacientes que estão nas unidades básicas, procurem a Secretaria para que repassem essa lista para o Hospital. Temos vaga para cirurgia de Urologia, mas faltam pacientes”. Para cirurgia de varizes tem 388 pessoas na fila de espera, na cirurgia geral são 281 pessoas, na proctologia são 77 e 150 pessoas na fila de otorrinolaringologia.

“As pessoas que não conseguirem realizar as cirurgias nesse mutirão, entrarão na fila de espera das cirurgias que são realizadas diariamente pelo Hospital. Não conseguiremos zerar a fila, mas conseguiremos amenizar a situação”, destacou. Zilmar disse que, caso o Governo Federal entenda que é importante dar continuidade ao processo de mutirão, o convênio pode ser renovado.

Em setembro e outubro, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, vai intensificar nos Hospitais Universitários a realização desses mutirões. Em setembro, o HUOL realizará de 26 a 29, cirurgias na área de urologia. Em outubro, será a vez das especialidades de cirurgia geral, proctologia e cirurgia vascular.

Fonte:Portal Jornal Hoje

Deixar um comentário