Governadora inaugura Samu e anuncia Centro de Tecnologia Mineral em Currais Novos

Base descentralizada do Samu em Currais Novos - Elisa Elsie (2)

O projeto de expansão do Samu Metropolitano teve sua primeira base inaugurada hoje (20), no município de Currais Novos. A governadora Rosalba Ciarlini esteve presente, acompanhada do secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Bessa. A governadora entregou  à nova base duas ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico, esta última já entra em funcionamento amanhã (21).

A nova base descentralizada atenderá não só a cidade de Currais Novos, como também outros sete municípios circunvizinhos da região do Seridó. Para Marcelo Bessa, a unidade “dará uma melhor condição de assistência pré-hospitalar para quem necessita do atendimento de emergência”.

O prefeito de Currais Novos, Vílton Cunha, ressaltou que o custeio do serviço não dependeu apenas dos recursos federais, estaduais e do município. Também “contou com a parceria e com o envolvimento de todos os outros sete prefeitos da região”. Segundo Vílton, a região esperava por essa inauguração desde o mês de janeiro, “temos que comemorar essa grande conquista do Seridó. Essa base descentralizada vai funcionar 24 horas, em um resgate, a diferença de apenas um minuto pode salvar uma vida”, disse o prefeito.

 A governadora Rosalba Ciarlini disse que a inauguração da unidade faz parte da realização de um sonho “sonhado por muitos”, e que “é recompensador participar de um momento assim, mesmo com todas as crises que passamos, todas as dificuldades que estamos vivendo, é bom saber que vamos salvar mais vidas com esta base de suporte”.

O programa de expansão do Samu prevê ainda a implantação de mais quatro bases descentralizadas: Caicó, Santa Cruz, Parelhas e Macau. Em 2011, apenas oito municípios contavam com a assistência emergencial do Samu Metropolitano, agora o número de cidades saltou para 42.  Segundo a governadora, esse avanço foi possível graças à união de forças. “Nós mostramos que o importante é o benefício dado à população e deixamos de lado qualquer outro tipo de questão que não fosse relacionada ao cidadão, e esta base é o resultado deste trabalho conjunto”.

Deixar um comentário