Política & Políticos – Por Lenilson Costa

NOVA CRUZ

644290_3558683105756_180261457_n

Lideranças políticas de Nova Cruz querem ficar com o partido, caso ex-prefeito assuma a secretaria.

As lideranças politicas do PMDB da cidade de Nova Cruz, ainda aguarda a decisão do ex-prefeito Flávio Azevedo, se vai ou não assumir a secretaria estadual de agricultura. Caso se torne o novo secretário de agricultura, o mesmo poderá perder a presidência do PMDB no município de Nova Cruz. A observação que faz um bacural de carteirinha da cidade de Nova Cruz, é que se era para um membro do PMDB assumir um cargo de secretário no governo. Não era necessário ter saído o ex-prefeito de Serrinha, Junior de Souza, que também é fiel escudeiro do deputado federal, Henrique Alves. Vamos aguardar como vai ficar o cenário.

AFASTAMENTO POLÍTICO DO DEPUTADO JOÃO MAIA

Como toda Nova Cruz já sabe. Aos poucos o grupo político da família Andrade, liderado por Max Andrade, vai se afastando do deputado federal, João Maia. Em recente encontro realizado do PR na cidade de Tibau do Sul, apenas o ex-vice-prefeito João Paulo, marcou presença no encontro representando a cidade de Nova Cruz. levaram falta o ex-prefeito Vandi, Max Andrade e o suplente de vereador Antonio Gomes. Como nos bastidores da cidade de Nova Cruz, já é visível o grupo abonar o deputado federal, João Maia, nas eleições de 2014. Para quem não sabe o deputado João Maia ameaçou na época até romper com o candidato ao senado, o então senador Garibaldi Alves. Se caso fosse retirado o nome da segunda suplência de Max Andrade. O ex-prefeito Flávio Azevedo, exercia o mandato de prefeito e chegou até ameaçar o rompimento com o PMDB, naquele momento. E depois foi acerto tudo e Flávio continuou votando na chapa de Garibaldi para o senado.

ASSUMIR

MAX ANDRADE ESPERA ASSUMIR O COMANDO DO PMDB EM NOVA CRUZ

O pequeno grupo politico liderado pela família Andrade ainda sonha em comandar a presidência do partido do PMDB, caso o ex-prefeito Flávio Azevedo assuma a secretaria estadual de agricultura. Max já anda conversando com o deputado estadual, Walter Alves no sentido de apoia-lo para ter acesso ao partido. As conversas existem…

OLHO

Já tem vários nomes de olho na presidência do PMDB da cidade de Nova Cruz, caso o ex-prefeito seja nomeado a secretário de Estado. Nomes como do ex-vice-prefeito Max Andrade, Presidente da Câmara, Thiago Vicente, Vereador Luis da Costa Prudêncio são nomes que poderão assumir a presidência do partido do PMDB da cidade de Nova Cruz. Vamos aguardar os acontecimentos.

PRAZO FINAL

Termina no próximo sábado o prazo de filiação partidária para quem quiser disputar votos em 2014. Aqui no RN teremos muitas mudanças no cenário político.

TENTATIVA PARA DEIXAR O PARTIDO DO PSD EM NOVA CRUZ

Vereador Luis Carlos 02

Não foi dessa vez que deu certo a desfiliação por justa causa do vereador da cidade de Nova Cruz, Luís Carlos Marques de Melo (PSD), que pretendia deixar o seu partido do PSD. O TRE negou o pedido. Enquanto isso o vereador vai permanecendo no PSD.

TRANSFERÊNCIA

Até que fim o gerente do Banco do Brasil Agência de Nova Cruz, foi transferido. Resta agora à Superintendência do Banco do Brasil fazer outras alterações na agencia. Não é apenas mudando um gerente igual se muda um técnico de futebol que deveremos ter mudança no atendimento do banco. É necessário e urgentes outras mudanças para viabilizar um melhor atendimento aos clientes daquele agencia bancaria. Se não, os péssimos serviços prestados pela agencia continuarão.

ENCONTRO DO PR EM TIBAU DO SUL

10197

Sob o comando do presidente estadual da legenda, deputado federal João Maia, o Partido da República reuniu aliados de mais de 26 municípios das regiões Agreste e Litoral Sul, neste sábado (28) em Tibau do Sul. Além do prefeito anfitrião Valdenicio José, o encontro reuniu prefeitos do PR de Brejinho (Ivete Matias), Lagoa D’Anta (João Paulo), São Gonçalo do Amarante (Jaime Calado) e de prefeitos aliados como Raniere César (Lagoa de Pedras), o presidente da FAERN, José Vieira, a presidente do PR Mulher, Shirley Targino, vice-prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios.

z277

O encontro reuniu lideranças de Arez, Baia Formosa, Boa Saúde, Brejinho, Canguaretama, Espirito Santo, Goianinha, Jundiá, Lagoa Danta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Montanhas, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Nisia Floresta, Nova Cruz, Passa e Fica, Passagem, Pedro Velho, Santo Antônio, Senador Georgino, Serrinha, Serra de São Bento, Varzea, Vera Cruz e Vila Flor.

Joana D’arc: do Grito da Seca para o PCdoB

10196

Lideranças do PCdoB prestigiaram ato de filiações que aconteceu neste sábado ( 28).

Como o Blog do Marcos Dantas antecipou essa semana, a veterinária seridoense Joana D’arc Pires assinou neste sábado (28), a ficha do PCdoB. Em ato do partido na Assembleia Legislativa, Joana e o policial Alexandre Ferreira ingressaram na sigla.

O deputado Fábio Dantas, o vereador natalense George Câmara e a secretária de Educação da capital, Justina Iva prestigiaram as filiações. Integrante do movimento “Grito da Seca”, Joana D’arc tem atuações no Seridó. Ela já militou no PMDB de Acari e agora vai levar as ideias do PCdoB, para concorrer a Assembleia Legislativa.

TSE decide nesta semana se aprova criação da Rede, partido de Marina

Legenda tem 455 mil nomes validados por cartórios, mas lei exige 492 mil.

Para participar da eleição de 2014, registro deve ser liberado até quinta (3).

 marina300

Mariana Oliveira – Do G1, em Brasília

A ex-senadora Marina Silva após se reunir com ministro Marco Aurélio Mello no TSE (Foto: Mariana Oliveira / G1)

A ex-senadora Marina Silva após se reunir com ministro Marco Aurélio Mello no TSE na última semana (Foto: Mariana Oliveira / G1)

O Tribunal Superior Eleitoral vai decidir nesta semana se aprova ou não o registro do partido Rede Sustentabilidade, criado pela ex-senadora Marina Silva para participar das eleições do ano que vem. Se aprovar, será a 33ª legenda do país.

Para participar das eleições, o registro do partido deve ser aprovado até um ano antes do pleito, ou seja, 5 de outubro, próximo sábado. A aprovação deve ser feita no plenário do TSE, que só tem mais três sessões até o prazo final – terça (1º), quarta (2) e quinta (3) – normalmente o tribunal não se reúne às quartas, mas fará sessão extra nesta semana.

JOSÉ ADÉCIO NO AGRESTE   

O Deputado José Adécio se fez presente na noite desta última sexta-feira (27), no município de Nísia Floresta. Na ocasião Adécio foi até ao restaurante “Camarão do Arnaldo”, onde foi recepcionado por várias lideranças da região agreste que declararam apoio ao projeto de reeleição do Deputado; Marize (Ex-Vice-Prefeita e Candidata a Prefeita de Nísia Floresta), Marcelo (Vice-Prefeito de Brejinho), Ferreira (Ex-Candidato a Prefeito de Goianinha), Fábio Freire (Ex-candidato a Vice-Prefeito de Canguaretama), Shirley Maine (Vereadora de Jundiá), Joel Dickon (Ex Vereador de Jundiá), Deco (Ex-Prefeito de Georgino Avelino) e Valdemar (Vereador de Georgino Avelino).

“Adécio agradeceu o apoio de todas as lideranças políticas da região e comprometeu-se em lutar em prol da evolução de todo o agreste do Estado”.

Betinho Rosado entrega mandato para ter presidência do PP e apoiar Rosalba

Deputado federal estaria disposto a perder o cargo por infidelidade partidária para apoiar a reeleição da cunhada

Por Ciro Marques

Betinho-Rosado_dep.-estd-600x450

Ida de Betinho Rosado deixa insatisfeitos lideranças do partido, como Ricardo e Rafael Motta e Raimundo Fernandes (Foto: Wellington Rocha)

Uma jogada política que mais parece um “golpe” para garantir o apoio de um partido a um governo estadual que sofre com o enfraquecimento de sua base aliada. É assim que pode ser classificada a ação do deputado federal Betinho Rosado, que nesta sexta-feira (27) anunciou que vai presidir o PP com o objetivo de garantir o apoio da sigla a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, cunhada dele, em 2014.

“No meu novo partido, tenho duas certezas: irei comandá-lo a nível estadual e estarei apoiando a reeleição da Governadora Rosalba Ciarlini”, afirmou Betinho confirmando a “jogada” política. Mas por que isso poderia ser classificado como “golpe”? Primeiro, porque o apoio que Betinho pretende garantir é, justamente, à gestora do DEM, partido que ele acabou de anunciar a desfiliação, alegando discriminação política.

Segundo, porque a ida dele para o PP parece ter como únicas explicações a garantia da manutenção desse apoio e, também, evitar a “mudança de lado” de deputados atualmente da base governista, como Ricardo Motta (presidente da Assembleia Legislativa), Raimundo Fernandes e Vivaldo Costa. Os três já estavam “apalavrados” com o PP e a ida deles para a sigla significaria a confirmação do rompimento com a base aliada do Governo Rosalba.

Ricardo Motta viaja para São Paulo para cuidar do seu destino político

Quem pensa que o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, vai esperar sentado a decisão do deputado federal Betinho Rosado sobre o PP, está enganado. Recebo a informação que cerca de sete deputados embarcam hoje para São Paulo para cuidar do destino político para o próximo pleito.

PP no RN

Partidos querem isolar PP e complicar reeleição de Betinho Rosado

Extraído do Blog de Thaísa Galvão

E entre os partidos que não enxergam com bons olhos a atitude do deputado Betinho Rosado, em se apoderar do PP, a queda de braço já está sendo fechada.

Nas mãos de Betinho, o PP não deverá se coligar com nenhuma legenda.

Quase certo de que faria parte do arco de alianças com PMDB, PR, DEM e PSDB, o PP terá que procurar outra praia.

O PSB de Wilma de Faria e Sandra Rosado? Não.

O PSD de Robinson Faria e Fábio Faria? Não.

E o PT de Fátima Bezerra? Na-na-nin-na-não…

Restará o que para o PP de Betinho, além do isolamento?

O PTB de seu amigão do peito, o baiano Benito Gama, que tomou o partido do deputado Ezequiel Ferreira e ensinou a Betinho como fazer com o PP…

Candidato a deputado federal isolado, com o PTB como aliado, Betinho terá dois nomes para fazer esteira para sua reeleição: Geraldo Forte, que teve 1.000 votos na eleição de 2010 como candidato a federal, e o presidente do diretório municipal, o baiano Fábio Rodamilans, que ainda vota na Bahia mas pode transferir o título para Natal.

Em Salvador, Rodamilans foi candidato a vereador e ficou na suplência.

Por aqui ele pode ser puxador de votos para Betinho no PP.

Para reavivar as mentes esquecidas, em Natal, Rodamilans foi chefe de gabinete do ex-secretário Benito Gama na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

UNIÃO BANCA DÍVIDA EXTRA DE ESTADOS

Está no Estado de S. Paulo

O Ministério da Fazenda tem recorrido a uma brecha legal para permitir que Estados sem condições seguras de tomar novos empréstimos, segundo avaliação do Tesouro Nacional, não só assumam novas dívidas como também tenham a União como fiadora dessas transações, após o ministro Guido Mantega dizer se tratar de uma “exceção”. Em um ano, o valor avalizado pelo governo em casos “excepcionais” soma R$ 4 bilhões.

Mas o que era excepcional está virando regra. Segundo levantamento feito pelo Estado em todos os contratos de um ano para cá, a manobra beneficiou cinco Estados que receberam a nota C da Fazenda, ou seja, com “situação fiscal muito fraca e risco de crédito muito alto”, em uma escala que varia entre A e D.

Um exemplo concreto é o caso do Estado do Rio de Janeiro. O governador Sergio Cabral pediu a bancos estrangeiros cerca de R$ 1,3 bilhão e precisava do aval da União. O Tesouro fez as contas da capacidade da pagamento e deu a ele nota C-, que significa uma operação arriscada. Mesmo alertado do risco por sua equipe técnica, o ministro Guido Mantega considerou que o caso merecia uma exceção e autorizou a concessão da garantia. De lá, o pedido foi encaminhado e aprovado no Senado – historicamente, os parlamentares nunca se opõem.

PDT vai à Justiça contra Partido Solidariedade

O PDT quer anular na Justiça a criação do Partido Solidariedade. Neste final de semana, advogados da legenda preparam ação a ser ajuizada na segunda-feira (30). Tentarão demonstrar que o TSE desconsiderou fraudes na coleta de assinaturas de apoiadores da nova agremiação.

O Solidariedade foi idealizado pelo deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho da Força. Ele deixou a secretaria-geral do PDT para assumir a presidência da nova legenda. E articula a debandada de outros silvérios. O PDT receia perder oito dos seus 26 deputados. Algo que levaria à redução do seu tempo de propaganda no rádio e na tevê e do dinheiro que recebe do fundo partidário.

Ouça-se Ian Dias, assessor  jurídico do PDT na Câmara: “Tem suspeita e indícios de fraudes nas listas de apoiamento que foram validadas pelos cartórios e usadas pelo tribunal. Por isso vamos pedir liminarmente que se suste a criação do Solidariedade para que possam ser feitas as diligências sobre essas listas…”

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi endossa a iniciativa: “Acho que no Direito sempre cabe recurso”, diz. “Foi uma análise administrativa burocrática que não levou em conta acusações gravíssimas. Um partido para existir tem que ter legalidade e legitimidade. Legalidade é cumprir as regras”.

EMPRESAS CONTESTAM LICITAÇÃO MILIONÁRIA DA CAIXA

Extraído do Diário do Poder

Mais uma licitação milionária da Caixa Econômica Federal dá confusão e provoca questionamento na Justiça: a concorrência para escolher três empresas de promoção de eventos, que dividirão uma verba de R$ 150 milhões por ano. O contrato é de 5 anos. Duas das vencedoras, as minúsculas Fermento e Flap, apresentaram portfólio de clientes que não seria “real”, segundo contestou a B Ferraz, tradicional no setor.

JUROS BILIONÁRIOS

Dos cinco maiores gastos do governo em 2013, três são classificados como pagamentos de juros da dívida pública: mais de R$ 578 bilhões.

HENRIQUE ALVES AVALIA DISPUTAR O GOVERNO DO RN

Durante jantar recente com políticos conterrâneos, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), tentou “tomar o pulso” dos possíveis candidatos ao governo do Rio Grande do Norte. Ouviu seu nome, é claro. Pressionado pelo primo, ministro Garibaldi Alves (Previdência), Henrique considera sair candidato a governador, mas para isso quer costurar aliança com PT e partidos da oposição.

QUANTO MAIOR MELHOR

PRESIDENTE DO PMDB NÃO QUER NOVOS PARTIDOS

O vice-presidente da República e presidente nacional, licenciado, do maior partido do país, Michel Temer (PMDB), disse que a criação de novos partidos não é “útil para o País” e, “embora seja legal, politicamente é inadequado”. De acordo com Temer, o próprio PMDB perdeu um pouco de sua identidade.

O curioso é que o partido do vice-presidente vive cercado de brigas internas entre políticos com ideais diferentes e objetivos distintos. A maior prova disso é a briga entre PT e PMDB nos estados, o que vai de encontro à bem sucedida parceria em âmbito nacional. Alguns analistas julgam oportuna a criação de novos partidos para uma definição mais bem definida dos rumos que serão seguidos. Entretanto, novos partidos representam mais cargos, mais dinheiro público desperdiçado e, como em um cabo de guerra, se cada um puxar o Brasil para um lado, o País não vai a lugar nenhum.

CHAPA PROPORCIONAL DO PMDB

Disputa acirrada do PMDB para Assembleia Legislativa em 2014

por Robson Pires

A concorrência de candidatos pela legenda do PMDB nas eleições estaduais do próximo ano para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte está dando ares de uma dura concorrência por vagas em 2014.

Vejamos:

Gustavo Fernandes, Walter Alves, Hermano Morais, Nelter Queiroz já são filiados a legenda. Estão chegando o deputado Ezequiel Ferreira e a ex-prefeito de Mossoró Fafá Rosado que deverá disputar vaga ocupada hoje pelo marido Leonardo Nogueira. A legenda ainda conta com os candidatos: Álvaro Dias, Antonio Petronilo e provavelmente Benes Leocádio (Femur). De quebra ainda se comenta que se o deputado Tomba não puder sair candidato a sua esposa e prefeita de Santa Cruz, Fernanda Farias, irá para a disputa. Muita gente na área.

 

Deixar um comentário