Costureiras e mecânicos serão qualificados no RN para garantir sucesso do Pró-Sertão

Rogério Marinho

O Programa de Industrialização do interior, o Pró-Sertão, está fechando parcerias para viabilizar a qualificação profissional de dezenas de costureiras e mecânicos no interior potiguar. O objetivo é oferecer mão-de-obra capacitada para garantir o sucesso do projeto, que visa instalar cerca de 360 pequenas indústrias no Rio Grande do Norte nos próximos anos.

Idealizador do projeto e responsável pela articulação que uniu o governo do Estado, a Fiern e a empresa Guararapes, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, conseguiu firmar acordo com o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para incluir o RN no Pronatec Brasil Maior.

O programa federal tem como objetivo ofertar cursos de educação profissional e tecnológica de acordo com a demanda da indústria local. A parceria entre o Governo do Estado, Ministério e SENAI promoverá a formação de profissionais qualificados, para atuar nas empresas que se instalarem no Rio Grande do Norte.

“O Pró-Sertão garantirá geração de emprego e renda aliada à qualificação profissional em cidades com potencial para instalação de facções. A economia do interior do RN será transformada positivamente. Essas parcerias são essenciais para o completo sucesso do projeto”, disse Rogério.

A Secretaria agora realizará o mapeamento das demandas para qualificação a partir dos setores que estão sendo investidos no Estado. Inicialmente, o Pronatec Brasil Maior irá incentivar as empresas que irão se instalar no RN a partir do programa Pró-Sertão, que já conta com a adesão de mais de 90 municípios.

De acordo com o analista de Comércio Exterior, Rafael de Sá Marques, não há restrições orçamentárias para o investimento na formação de novos profissionais. Por isso, a parceria do Estado com o Pronatec Brasil Maior, irá elevar a competitividade no RN, além de ofertar mão de obra qualificada para investir no mercado.

Deixar um comentário