ANP promove conferência abordando a psiquiatria e as neurociências

convite-conferencia

As neurociências, campo de estudo científico do sistema nervoso e do funcionamento de cérebro e suas relações com a psiquiatria, temática ainda pouco discutida pela sociedade brasileira são temas de conferência de imprensa promovida pela Associação Norte Riograndense de Psiquiatria. O evento acontece nesta quinta-feira (26/12), a partir das 20 horas, na Churrascaria Fogo e Chama, localizada na Praia do Meio em Natal/RN.

Uma melhor compreensão das pesquisas e reflexões nessa área pode contribuir para que as pessoas entendam melhor certas situações mais difíceis de suas vidas, conquistando mais autonomia e crítica em relações a sim mesmas e a sociedade em geral.  Nesse contexto a mídia é fundamental para disseminação da informação de forma correta e ampla.

Diversas patologias  como por exemplo as doenças e deficiências mentais e lesões anatômicas e suas consequências  funcionais tendem cada vez mais serem esclarecidas com o desenvolvimentos dos estudos. São objetos da neurociência o transtorno bipolar, a esquizofrenia, suicídio, depressão, tiques e síndrome de Tourette, síndrome de Angelman, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dentre outros.

Além disso, os efeitos das drogas no sistema nervoso são alvo das pesquisas, bem como o estudo da mente  (psique), a inteligência, capacidade cognitiva e/ou comportamento.

A abertura da conferência, prevista para 20 horas, será realizada pelo presidente da Associação Norte Riograndense de Psiquiatria, o prof. da UFRN Douglas Sucar. Em seguida Sucar proferirá a conferência “Panorama atual das neurociências aplicadas a psiquiatria.” Às 20h40 Dra. Regina Miranda abordará as “Políticas atuais da Saúde Mental”. Está previsto um espaço para debate com jornalistas encerrando com um jantar para os participantes.

Deixar um comentário