“Expresso Judiciário” chega a Canguaretama para apreciar 2 mil

O programa “Expresso Judiciário”, do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), chegou nesta segunda-feira (24) ao município de Canguaretama, distante 67 Km de Natal, com a meta de apreciar os 2 mil processos pendentes na Comarca.

O presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, destacou o caráter social e ao mesmo tempo de efetiva prestação jurisdicional do projeto. “O Tribunal de Justiça deixou de ser uma instituição voltada somente para o julgamento de processos e hoje se dedica também ao desempenho de ações sociais e que beneficiem de várias maneiras a população”.

O magistrado esteve acompanhado, na ocasião, dos desembargadores Maria Zeneide Bezerra, coordenadora dos Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais do Poder Judiciário, e Gilson Barbosa; além dos juízes Fábio Filgueira, auxiliar da Presidência e coordenador da iniciativa; Fátima Soares; Ana Melo; e a titular da Comarca local, Daniela Cosmo; além da promotora Daniele Fernandes.

 

 A prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho, agradeceu a parceria com o Tribunal de Justiça e destacou que o município está disposto a ajudar no que for preciso. “Uma iniciativa como essa muito nos honra e faz com que nos dediquemos a ajudar no que for preciso”.

Na ocasião, a juíza Fátima Soares fez uma explanação sobre o projeto “Pai Presente”, do TJRN, que figurará entre as ações do “Justiça na Praça”, o próximo a chegar a Canguaretama. O programa acontecerá no município dia 24 de abril. “Nós vamos realizar várias ações de cidadania”, disse a desembargadora Maria Zeneide Bezerra.

A juíza Daniela Cosmo lembrou que há quase três anos, quando chegou a Comarca de Canguaretama, pediu para que os processos fossem conclusos para o gabinete e recebeu a resposta de que eram tantos que não caberiam na sala. “Insisti. Me apresentaram 2500 processos represados”, frisou.

Para ela, o Expresso Judiciário é um alento para o magistrado, que recebe a ajuda de colegas para organizar a demanda reprimida. “Nos estimula e ajuda a não desanimar”, enfatizou.

Deixar um comentário