Ufersa anuncia sua primeira turma de concluintes do Metrópole Digital

Rogério 1

O Instituto Metrópole Digital (IMD) está formando neste semestre sua primeira turma no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Oitenta alunos que ingressaram na primeira seleção já estão cursando o último módulo do curso técnico voltado para capacitação em tecnologia da informação. Com sede em Natal, na UFRN, o IMD, também tem pólos em Mossoró, Angicos e Caicó.

Desenvolvido por Rogério Marinho durante seu mandato de deputado federal, entre 2007 e 2012, o projeto já recebeu até mesmo prêmios nacionais de reconhecimento a importância da iniciativa. Apenas por atuação de Rogério enquanto esteve em Brasília, o Metrópole atraiu R$ 45 milhões, entre emendas parlamentares e articulações nos Ministérios.

“O momento é de parabenizar aos jovens que estão conseguindo vencer mais esta etapa. Com certeza os formandos da primeira turma do Metrópole Digital na Ufersa saberão aproveitar o conhecimento adquirido com as aulas e serão fundamentais para transformar a economia e a realidade do nosso Estado”, disse Rogério Marinho.

O Metrópole Digital oferece aos jovens a oportunidade de formação técnica e capacitação na área de produção de hardwares e softwares. Com isso, o objetivo é fazer do RN uma espécie de novo polo nacional de tecnologia da informação, um dos mercados de trabalho que mais cresce no mundo.

Dividido em três módulos – básico, avançado e integrador – a primeira turma mossoroense está chegando ao último módulo. Essa fase final do curso tem carga horária de 400 horas, com ações práticas em forma de estágios, atividades de ensino, pesquisa, extensão, cursos, projetos, experiência profissional, palestras e eventos na área de TI.

O módulo básico permite ao ingressante o conhecimento sobre as abrangências da área de TI. No módulo avançado o aluno tem possibilidade de se aprofundar mais na especificidade que tenha escolhido no decorrer do curso. O módulo “Integrador” dá a oportunidade ao aluno de praticar o conteúdo que tenha aprendido durante os dois primeiros módulos.

Esta primeira turma ingressou com 400 estudantes, aprovados após longa seleção realizada pela UFRN. Desse total, apenas 80 conseguiram chegar ao módulo final no prazo previsto inicialmente. Cerca de 70% deles são oriundos de escolas públicas.

Deixar um comentário