NOVA CRUZ:Prefeitura segue com vacinação contra gripe Influenza

A Prefeitura Municipal de Nova Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue com a sua Campanha de Vacinação contra o vírus da gripe Influenza A /H1N1, influenza A/H3N2 e influenza B.  Com início no último dia 25 de abril e previsão de término em 1º de junho, a vacina contra gripe é segura e visa reduzir complicações da doença, internações e, até́ mesmo, óbitos. De acordo com o Ministério da Saúde até o prazo limite devem ser imunizados idosos a partir dos 60 anos, crianças de 06 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, professores da rede pública e privada de ensino.

O que é Influenza?

De acordo com informações do MS, o vírus Influenza “C” causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus “A e B” são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza “A” é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9. É uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, geralmente benigna e autolimitada caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. A infecção geralmente dura uma semana.

Entretanto, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Cruz, os portadores de comorbidades, como: Doença respiratória, doença cardíaca, doença renal, doença hepática, doença neurológica, diabetes, obesos, imunossupressão e transplantados, deverão apresentar prescrição médica no ato da vacina, e esta não é recomendada a sua aplicação em pessoas alérgicas a proteína do ovo.

Ainda segundo a pasta, no município, a vacinação obedecerá ao seguinte cronograma:

DATA GRUPOS:

25/04 – 04/05 – Crianças (6meses a 2 anos), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e professores;

07/05 – 25/05 – Crianças (2 a 4 anos), idosos e comorbidades;

28/05 – 01/06 – População Privada de Liberdade.

No entanto, vale salientar que, neste dia 12 de maio, segundo o Ministério da Saúde, ocorrerá o dia “D” de vacinação, mobilização nacional onde todos os 65 mil postos do país estarão abertos em horário das 8h até às 17h, atendendo a todos os grupos de risco.

Fonte:Portal Transparência da Prefeitura Municipal de Nova Cruz – RN

Deixar um comentário