Atacadão inaugura nova unidade no Rio Grande do Norte

Situada às margens da rodovia BR-101, no bairro de Nova Esperança, nova loja iniciou as atividades empregando 470 pessoas

Nova loja, situada às margens da rodovia BR-101, no bairro de Nova Esperança, já iniciou as atividades – José Aldenir / Agora RN

Redação – Agora RN

O Atacadão inaugurou nesta quinta-feira, 31, a terceira unidade no Rio Grande do Norte. A nova loja de autosserviço, instalada no município de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, teve investimento de R$ 40 milhões.

A nova loja, situada às margens da rodovia BR-101, no bairro de Nova Esperança, já iniciou as atividades empregando 470 pessoas, entre contratos de trabalho diretos e indiretos.

O Atacadão Parnamirim conta com 26 posições de check-outs, estacionamento para 407 vagas, e logo nas primeiras horas de inauguração estava lotado. Pessoas de vários bairros da cidade, além de municípios próximos, aproveitaram para conhecer a loja e fazer as compras do mês.

O comerciante Severino Ramos, 56 anos, saiu do município de Tibau do Sul, a 70 quilômetros dali, foi um dos que aproveitaram a inauguração. “Quando soube da abertura da loja, eu decidi que viria adquirir produtos para a minha casa. Aqui é muito barato e tem uma grande oferta de produtos”, disse.

A marca Atacadão, pertencente ao Grupo Carrefour no Brasil, é uma das pioneiras do segmento “Atacarejo”, que atende tanto o consumidor final (varejo) quanto a pessoa jurídica (atacado) – como bares, restaurantes e mercadinhos.

Para facilitar a vida do consumidor, o Atacadão oferece opções de produtos que podem ser adquiridos em embalagens de diversos tamanhos, fechadas e fracionadas.

A unidade tem largos corredores com produtos de mercearia, bebidas, cuidados pessoais, artigos de limpeza, frios e laticínios. Há área de hortifrutigranjeiros, com alimentos frescos e de qualidade. A loja também tem espaço para produtos para casa, carro, animais de estimação e itens para festa.

“Eu gostei muito da oferta de produtos, pois onde eu moro, no bairro de Santos Reis (Parnamirim), nós não temos muitas opções. Minha família tinha que se deslocar até Natal para fazer compras de maior porte. Agora, posso fazer tudo isso perto de casa”, avalia a dona de casa Josefa Emídio de Lima, de 56 anos.

Com a abertura da nova loja, a rede Atacadão atingiu a marca de 181 unidades de autosserviço no Brasil, distribuídas por todos os estados. A marca tem outras duas lojas instaladas em Natal: a primeira fica localizada no bairro de Pitimbu, na zona Sul de Natal; a outra fica no bairro Potengi, na região Norte da capital potiguar.

“O Rio Grande do Norte é estratégico para o Atacadão. Nós temos uma atuação muito forte em Natal, com duas grandes lojas, e estamos inaugurando a terceira, com uma estrutura maravilhosa de atacado”, aponta Roberto Müssnich, CEO do Atacadão, que participou da inauguração da nova loja em território potiguar.

Em 2019, o Atacadão já investiu R$ 2 bilhões no crescimento da marca. A expectativa é de fechar o ano com outras 20 lojas em todo o Brasil. A marca já tem mais de 58 anos de atuação no segmento de varejo e atacado no país. “Com isso, nós estaremos presentes em 100% dos estados brasileiros”, destaca Roberto Müssnich.

Para 2020, a expectativa é de abrir 20 novas unidades em todo o país. Segundo o CEO do Atacadão, o Rio Grande do Norte poderá receber uma destas novas lojas, mas o planejamento de expansão é mantido em segredo. “Para o Rio Grande do Norte, nós já temos números e perspectivas, mas não podemos revelar”, detalha.

Atacadão oferece produtos que podem ser adquiridos em embalagens de diversos tamanhos

Parnamirim volta a atrair investimentos, diz prefeito

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, comemorou a abertura da nova unidade ao Atacadão no município. Segundo ele, a cidade voltou a receber grandes empreendimentos, o que permite a expansão do emprego e o aumento na arrecadação de impostos. “A chegado Atacadão significa o desembarque de emprego e renda. Somente aqui são 400 empregos diretos”, ressalta o prefeito.

De acordo com o Rosano Taveira, a prefeitura municipal está reforçando as ações públicas para garantir maior segurança jurídica aos empreendedores. “Temos um programa de incentivos fiscais que permitiu a chegada de grandes investimentos. O início das atividades do Atacadão mostra que estas políticas estão dando certo”, definiu.

Em 2018, a prefeitura de Parnamirim concedeu a isenção total do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), por um período de cinco anos, para as empresas que se instalarem no município. Também foi concedida a redução de 40% sobre o ITIV incidente sobre a aquisição de imóvel destinado à implantação de empreendimentos. Além disso, a prefeitura reduziu em até 60% sobre o ISQN, que incide sobre a mão-de-obra das plantas industriais, bem como reformas e demolições a elas ligadas.

ENTREVISTA

Roberto Müssnich, CEO do Atacadão

Roberto Müssnich, CEO do Atacadão

Qual o investimento feito nesta nova unidade no município de Parnamirim?

Temos um investimento alto nesta unidade, pois há também a estrutura de depósito do atacado. O valor é de mais de R$ 40 milhões. Estamos colocando em funcionamento, em 2019, um total de 20 novas lojas no Brasil inteiro. Hoje, nós estamos em 100% dos estados brasileiros. O investimento total é de mais de R$ 2 bilhões.

Como o Atacadão vê o mercado da região Nordeste?

O Atacadão sempre focou muito no Nordeste. No entanto, vale registrar, temos uma função social, que é a de dar condições comprem produtos de excelente qualidade por preço acessível. Nós transferimos parte da nossa eficiência aos preços e, com isso, também damos condições aos pequenos comerciantes – que são os nossos clientes alvo – comprem e revendam a um preço justo. O Nordeste é extremamente rico, mas carente. Rompemos esta fronteira há 20 anos. Quando nos instalamos num local, eu costumo dizer que viramos ‘minhoca’, passamos a ser da terra.

O segmento do “atacarejo” passa por um período de intensa concorrência. Grandes marcas do varejo e do atacado estão investindo neste modelo de mercado. Ainda há espaço para a expansão deste modelo em todo o país? 

O atacarejo é o modelo da moda. O Atacadão é pioneiro neste segmento – somos os inventores deste modelo –, temos mais de 50 mil funcionários, mas trabalhamos para aprender todos os dias. É um segmento que não só vende a imagem de preço baixo, mas que, de fato, vende a preço baixo. Com relação a concorrência, o problema é que é muito difícil copiar nossa alma. Temos mais de 58 anos de mercado. Ainda acreditamos que ainda há muito espaço para crescer. Avaliamos que há muitos municípios para expandirmos, inclusive no Rio Grande do Norte, e já estamos de olho nisso. Novos investimos serão feitos por aqui [no Rio Grande do Norte].

Pode detalhar como será o planejamento da marca para 2020?

Para 2020, nós temos a perspectiva de inaugurar 20 lojas em todo o Brasil. Parte delas serão instaladas no Nordeste, com certeza. Para o Rio Grande do Norte, nós já temos números e perspectivas, mas não podemos revelar estas informações. Temos um problema que o nosso pátio de crescimento é o país, enquanto alguns dos nossos concorrentes são apenas regionais. No entanto, nós também servimos a concorrência, pois também vendemos para eles.

NÚMEROS

Investimento – R$ 40 milhões

Empregos – 470 (entre diretos e indiretos)

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