Partidos têm dificuldade com chapas para deputado estadual

Os partidos podem lançar até 25 candidatos a deputado estadual às eleições deste ano. Mas encerrado o prazo para filiações partidárias de pré-candidatos com potencial de votos, o que ocorreu em 02 de abril, muitas legendas ainda enfrentam dificuldades para preenchimento parcial ou completo da chapa proporcional, e algumas já anunciaram que vão concorrer apenas à Câmara Federal, como é o caso do Partido Progressista (PP), presidido no Rio Grande do Norte pelo deputado federal Beto Rosado.

Para ter representação na Assembleia, cada partido deve ultrapassar 70 mil votos válidos

Sem permissão para concorrerem em coligações partidárias, o que facilitaria a arregimentação de pré-candidatos como estabelecia a legislação eleitoral no pleito de 2018, os partidos estão partindo para lançar candidatos com perfil popular e milhares de seguidores  nas redes sociais da internet, sobretudo Instagram e Youtube, políticos já calejados na busca do votos (ex-prefeitos e ex-vereadores, vice-prefeitos), bem como vereadores nos maiores colégios eleitorais do Estado, como Natal, Mossoró e Parnamirim e pessoas com representatividade em segmentos sociais, sobretudo religiosos e policiais.

Nas eleições deste ano, cada partido político também precisarão ultrapassar a casa dos 70 mil votos válidos, que é o número exigido de votos para se eleger pelo menos um deputado, o  chamado quociente eleitoral.

Tomando-se como base as eleições de 2018, o  quociente eleitoral (número de votos válidos = votos nominais + votos de legenda, divididos pelo número de cadeiras a disputar – 24) foi de 70.274 votos. Em 2018 foram 1.686.592 votos válidos, sendo 1.564.970 nominais e 121.622 votos de legenda.

Na hipótese de nenhum partido alcançar o quociente eleitoral, será necessário pelo menos 80% dos votos por partido e 20% do candidato para se eleger.

PSDB tem 50% dos parlamentares da AL e são candidatos à reeleição

Os partidos com representação na Assembleia Legislativa contam com deputados como principais puxadores de votos. O PSDB sai na frente, praticamente, porque depois do fechamento da janela partidária, passou de uma bancada de cinco para 12 parlamentares (50% da Assembleia), que concorrem à reeleição, o próprio presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira, e mais Gustavo Carvalho, José Dias, Raimundo Fernandes, Tomba Farias e os recém-filiados Albert Dickson, Doutor Bernardo, Galeno Torquato, Getúlio Rego Kleber Rodrigues, Nelter Queiroz e Ubaldo Fernandes.

Proporcionalmente, o PDSB-RN só perde hoje para o MDB de Alagoas com 15 deputados estaduais e o PT do Piauí, com 13 deputados. No PSDB de todo Brasil, o RN só perde para São Paulo, que tem 13 deputados tucanos, mas o Estado tem mais de 90 parlamentares. Conta também com nomes novos como o influencer digital  Nenell Lucas, parceiro do humorista Thiago Dionísio, que tem mais de três milhões de seguidores.

Além da influencer digital Leila Maia, que tem um trabalho social em Natal, o PSDB lançará nomes na região Trairi como a vice-prefeita Juliana Pessoa Dantas , de São Bento do Traíri. A influencer Gabriela Cândida, que tem mais de 137 mil seguidores no Instagram. De Natal, Engracia Alves, da Cooperativa dos Médicos Ortopedistas e a professora e evangélica Thaysa  Barbosa, além da advogada Karina Pereira, do GAvac/OAB-RN. A ex-vereadora Aline Couto de Mossoró vem sendo estimulada no Oeste. E a Sub Tenente Luciene da Companhia Feminina, que atua na Patrulha da “Maria da Penha”.

O Partido Liberal continua trabalhando a chapa estadual, mas o puxador de votos deve ser o deputado Coronel Azevedo, seguido de Terezinha Maia, esposa do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, que é suplente de deputada estadual e o vice-prefeito de Apodi, Neilton Diógenes, além do Sargento Rodrigues, de Mossoró.

A respeito das possibilidades do PL, o presidente da Executiva Estadual, deputado federal João Maia, prefere não falar em números, para não chamar a atenção de concorrentes: “É o único caso que é permitido mentir, porque mente de oficio, falar em eleitos”, brinca o parlamentar.

Já o partido Solidariedade tem dois candidatos à reeleição  – Subtenente Eliabe Alves e Cristiane Dantas, que é mulher do pré-candidato da legenda, Fábio Dantas, a governador do Estado. Outros nomes do SD para a Assembleia Legislativa são o vereador mossoroense Soldado Jadson, apoiado pelo prefeito Allyson Bezerra; Luiz Eduardo Bento (ex-prefeito de Maxaranguape), Valdir Medeiros (ex-prefeito de Jucurutu), Paulo Henrique do Nascimento, “Paulinho do Acredito”, que foi candidato a vereador em Assu; Daniel Cabral (Macaiba), Tony Fernandes, vereador em Mossoró, e Lilia Saldanha, que é dona de uma casa de prostituição e com 40 mil seguidores no Instagram.

O presidente estadual do Solidariedade, Janiel Hercílio da Silva, não divulgou a chapa completa, porque acha que “continua a ocorrer um certo “canibalismo” por parte de alguns dirigentes de outras agremiações, na tentativa de sabotar candidaturas a deputados estaduais e federais, “inclusive os nossos”.

Pelo partido União Brasil, as negociações continuam em curso, mas são pré-candidatos a deputado estadual quatro vereadores de Natal,  Camila Araújo, Felipe Alves, Robson Carvalho, Tércio Tinoco e ainda a vereadora mossoroense Larissa Rosado e a vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires, vice-prefeita de Parnamirim.

O Republicanos planeja lançar candidatos a deputado estadual o suplente de federal Abraão Lincoln,. O pastor Rubens Amancio (Projeto da Ponte), Carmélio Nobre (Ceará Mirim), Angélica Oliveira (Natal), Aluisio Cabral (Macau), Antônio Santos (Santo Antônio), Delcindo Mascena (Idealizador do Projeto Viva o Centro), Pedro Miranda (Filho de Mestre Raimundo de João Câmara), a blogueira Silvana Dantas ( Zona Norte), Messias Araújo (candidato a vice-prefeito de João Câmara em 2020), Marcos Pereira (presidente do Republicanos em Baraúnas),  Crizelda Almeida (artesã), Joyce Azevedo e Rayara Xavier.

Partido presidido pelo  deputado federal Walter Alves e virtual candidato a vice-governador na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), o MDB apresenta como pré-candidatos à Assembleia o ex-secretário municipal de Ação Social, Adjuto Dias Neto, filho do prefeito Álvaro Dias; Isaac da Casca, vice-presidente da Câmara de Mossoró e vereador mais votado em 2020; Yara Costa, ex-secretária de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Minorias e Pessoas com Deficiência de Natal; Sheila Freitas, delegada da Polícia Civil e secretária municipal de Defesa Social; Dagô, ex-vereador de Natal; Coronel Gomes, ativista social em Mossoró; Anne Marjorie, jornalista e criadora do movimento Esperançar; “Prefeito Locutor”, locutor de vaquejadas; Eduardo Gomes, ex-atleta paralímpico; João Batista do Planalto; pastor João Batista e Thomas Senna, ex-vereador de Macaíba.

O Podemos vai lançar para deputado estadual a ativista social em São Gonçalo do Amarante;  Luciana Andrade, ex-candidata à prefeita em Caiçara do Rio do Vento; Janssen Bezerra Cortês,  ex-candidato a prefeito em Macaiba, Mário Júnior e Sargento Heronildes, de Macaíba.

Federação discute indicações na proporcional

A única federação partidária a disputar as eleições deste ano no Rio Grande do Norte, com PT/PV/PC do B, também continua discutindo o fechamento definitivo de uma chapa para a Assembleia Legislativa.

A pré-chapa do PSB traz como novidade o ex-vereador Fernando Lucena, que deixou o PT, mas também terá como eventuais candidatos a deputado estadual Eduardo Lemos, que já disputou eleição de prefeito em Macau; LC Almeida, o “Pinta Natalense”;  César Maia, Marco Ribeiro, do  MLB/UFRN; delegado de Polícia Natanion de Freitas, jornalista e apresentador de TV Jacson Damasceno, sindicalista Vilma Batista, Márcia Oliveira, da Confederação de Artesanto; Irmã Débora, liderança de bairro e  Rafaella Lourenço, vaqueira e organizadora da Copa das Estrelas.

O Partido Verde (PV) contará com quatro candidatos à reeleição, Eudiane Macedo,  Vivaldo Costa,  George Soares e Hermano Morais, além de Carlos Alexandre, o Carlos Enfermeiro,  um quadro antigo no partido, que sempre sai candidato nas eleições e é dirigente do Sindsaúde-RN;  Fatima Lima,  servidora pública aposentada, que trabalhou com a ex-governadora Wilma de Faria em campanhas eleitorais,  foi candidata em 2018 ao cargo de deputada estadual e obteve 1579 votos.

Partido da governadora do Estado, o Partido dos Trabalhadores tem dois candidatos à reeleição, a mossoroense Isolda Dantas e o parelhense Francisco do PT.

Também devem disputar uma  das 24 cadeiras da Assembleia com a vereadora natalense Divaneide Basílio, Jackson Bezerra (Afonso Bezerra), Kefas (Assú), Renner (Lajes), Rodrigo (Lagoa d’Antas), Yuri (Severiano Melo), Eliane Bandeira (Mossoró),         Cayla (Tangará), Nikson (Santa Cruz), Zé Reis (Bodó), Domingos (Cerro Corá), Marleide (Mossoró), Elizabeth, Pedro Lopes (Natal), Luciano (Luiz Gomes), Luciano (Natal), Ana Fidelis (Umarizal).

O PC do B terá como candidata à deputada estadual a vereadora de Natal, Júlia Arruda. “Temos uma lista com seis pré- candidaturas”, diz o presidente estadual do partido, Divanilton Pereira, que inclui o vereador de Santa Cruz Lucicláudio Bezerra e o professor  UERN/Mossoró, Paulo Silva, Paulinho.

“Abrimos as discussões com os partidos membros da nossa Federação”, confirmou o presidente do Partido Comunista do Brasil, ao comentar a formação da “nominata” da legenda na disputa de vagas à Assembleia.

Fonte: Tribuna do Norte

Deixar um comentário