Marcelo Alves lança as obras “Literaturas” e “Entre Livros”

O prazer de ler também inclui falar sobre o que se leu. No caso do advogado, procurador da república, e acadêmico da ANRL Marcelo Alves, esse prazer extra está em escrever sobre. O autor reúne em quatro livros, divididos em duas coleções, seu pensamento e crítica na área de literatura e filosofia. O primeiro conjunto reúne as obras “Literaturas” e “Entre Livros” e será lançado no próximo dia dia 7 de julho, às 18h, na Academia Norte-rio-grandense de Letras. Já o pacote “Filosofia” será lançado no dia 15 de setembro. Toda a renda será revertida para instituições beneficentes.

“Literaturas” e “Entre Livros” são uma compilação de crônicas e artigos escritos por Marcelo Alves para os jornais Tribuna do Norte e Diário de Pernambuco, ao longo de quase dez anos

“Literaturas” e “Entre Livros” são uma compilação de crônicas e artigos escritos por Marcelo Alves para os jornais Tribuna do Norte e Diário de Pernambuco, ao longo de quase dez anos

“Literaturas” e “Entre Livros” são uma compilação de crônicas e artigos escritos por Marcelo Alves para os jornais Tribuna do Norte e Diário de Pernambuco, ao longo de quase dez anos. Nesses textos, o autor  discorre sobre os livros que leu, os   escritores, e exercita suas críticas e análises sobre o material. Ele teve o cuidado de selecionar apenas escritos que não foram publicados em seus cinco livros anteriores.
Para Marcelo, o papel da crítica literária continua hoje tão importante quanto antes. “O cotidiano atual está tão corrido, que as pessoas parecem não ter mais tempo para se dedicar a um livro. E há muita concorrência, com internet, streamings e tudo mais. Por isso, acredito que ao escrever sobre livros, devo estimular as pessoas a procurarem esse material para ler. É isso que eu quero quando interpreto uma obra: despertar o interesse do leitor pela mesma”, diz.
O escritor ressalta que procura fisgar a atenção do público através de textos curtos, bem elaborados, mas acessíveis. “Tento inspirar no meu leitor a mesma paixão que aquela obra me provocou. Mostrar a beleza de embarcar numa história diferente do seu cotidiano, de viver outra vida, outras pessoas, a experiência que só a literatura proporciona”, explica, enfatizando que também celebra a importância do livro físico. “É uma forma de preservar as livrarias, ainda muito atreladas a esse formato”, acredita.
Em seus textos críticos, Marcelo ressalta a preferência pelos clássicos. Portanto, muitas linhas percorrem obras de nomes como Émile Zola, Oscar Wilde, Cesare Lombroso, Dostoiévski, Charles Dickens, Victor Hugo, George Simenon, Graciliano Ramos, entre outros. Dos clássicos da ficção universal ao romance policial, o escritor procura extrair o que há de mais puro e requintado na criação ficcional.
O jornalista Vicente Serejo, que escreveu o prefácio de “Literaturas”, definiu o livro como uma circunavegação em torno do mundo da criação literária. “Com refinada sensibilidade, ele elabora o sonho de promover o encontro entre autor, crítico e leitor, na busca de realizar o instante mágico de fruição estética da literatura como arte. De uma geração intelectual bem mais nova, a formação acadêmica de Marcelo Alves Dias de Souza não fez do método formal da academia uma fervura a escaldar o estilo”.
   Para setembro, virão os outros dois livros da coleção de ensaios elaborada por Marcelo Alves: “Novos ensaios” e “Entre livros”. Nestes, ele se volta de forma mais profunda e específica para a filosofia universal, e a filosofia do Direito. Apaixonado por tudo que envolve livros, o acadêmico já havia lançado em 2020 “Sobre livrarias & bibliotecas”, um guia pessoal sobre os muitos estabelecimentos literários visitados por ele ao redor do mundo.
Serviço:
Lançamento de “Literaturas” e “Entre livros”, de Marcelo Alves Dias de Souza. Dia 7 de julho, às 18h, na Academia Norte-rio-grandense de Letras (Rua Mipibu, 443, Petrópolis).
Fonte: Tribuna do Norte 

Deixar um comentário