ARTIGO: É o fim. Roubaram a nossa paz. Por Marcus Aragão

A bandidagem encarcerou nossa população. Sim, somos nós que estamos presos em nossas próprias casas. Privado de sua liberdade, o homem de bem não pode sair nem para trabalhar — Esse fato é bem grave porque o preso comum pode ter regressão da pena por cada dia trabalhado. Não tivemos direito a audiência de custódia e fomos proibidos até de tomar nosso banho de sol. Afinal, quem se arrisca a ir à praia?

Fico imaginando a tremenda propaganda negativa do nosso Estado em todo Brasil e no mundo. O RN ocupando milhares de minutos nos principais telejornais, blogs, feeds, stories e mensagens de Whattsapp por dias seguidos, numa escalada nunca vista. Conseguimos reverter isso? Quando? A que preço?

Esse prejuízo enorme não é só do turismo. Todos os setores estão sem conseguir funcionar em sua plenitude. Crianças sem escola, população sem transporte, lixo nas ruas, órgãos públicos fechados e inúmeros casos de ônibus, caminhões e postos de combustíveis ardendo em chamas. É guerra que chama?

Não existe um remédio simples para uma doença social tão grave. O Brasil teve uma vida inteira desregrada no tocante a políticas públicas. Foi irresponsável a ponto de termos uma enorme desigualdade social e nunca investiu na educação como deveria. Isso tudo desde sempre, mas será para sempre? Parece que sim. Os morros e favelas que abrigam uma massa esquecida e sem qualificação estão dominadas pelas facções que comandam o tráfico e a violência. Claro que não se restringem somente as favelas. Políticos que aceitam favores do tráfico seja em dinheiro ou em votos, têm que retribuir através de leis e decisões na justiça que favoreçam as facções. Em todo país explodem denúncias de empresários e de parte do judiciário que caminham de mãos dadas com o crime organizado.

O fato é que o problema evoluiu e a metástase está sem controle. Um dia a conta chegaria e começou a chegar. Se for verdade o poder de influência das facções nas eleições em cidades de todo Brasil, o prognóstico não é nada bom.

É muito tentador uma escalada da violência como sugerem especialistas em segurança pública do WhatsApp — só que pode ter consequências desastrosas. Não esqueçamos que nossa população está refém dos marginais e Natal é cercada de favelas por todos os lados. Aliás, são entranhadas na cidade.

Nossa polícia civil tem um deficit de quase 70% do efetivo e a Polícia Militar de 40%, sem falar da falta de viaturas e equipamentos. O ministro da Justiça enviou 100 homens da Guarda Nacional — Não dá para colocar nem 1 em cada município do RN. A governadora já pediu ajuda ao Ceará, Pará e a Paraíba. Entendeu porque não temos condições de combater?

— O Exército? Resolveria, mas até os bandidos sabem que Lula não autoriza.

Além dos erros históricos, não paramos de incentivar o crime também pela falta de punição. Faltam presídios e inseriram na sociedade criminosos com tornozeleiras eletrônicas; as audiências de custódia que não prendem; as saidinhas, o bolsa presídio e muito mais. Isso tudo não podia ficar impune. Tenho que registrar aqui que não concordo que sirvam comida estragada e coloquem turbeculosos no convívio dos presos. Você pode pensar: — Se não queria ser preso, não cometesse crimes. — Certo. Agora vá convencer os bandidos disso. Quem sabe eles param.

Infelizmente, mais uma vez, o RN está sendo notícia no mundo inteiro. Natal é a 4a cidade mais perigosa do planeta e a mais violenta do Brasil, segundo o Word Population Review 2020. — Se ficou duvidando, digite no google: “World’s most dangerous cities”. Nosso Estado está literalmente em guerra e sem conseguir reagir. Onde estão nossos deputados que não coletam assinaturas para uma CPI da violência? Por que o deficit enorme de policiais civis e militares que dura décadas? É verdade que o governo do RN só utilizou 7% da verba destinada para a segurança pública? Será possível que alguém se beneficie com essa situação?

Já vivíamos assustados com a possiblidade de sermos assaltados, furtados e roubados — já perdemos relógios, celulares, carros, carteiras, bolsas e demais bens materiais. Agora nos roubam a paz, a liberdade e, quando nada parece poder piorar, o governo tenta roubar nossa esperança. E isso é caro demais.

Marcus Aragão
Instagram @aragao01

Deixar um comentário