CPI do 8 de Janeiro quer ouvir Moraes e 8 ministros de Lula

Foto: Sérgio Lima/Poder360

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do 8 de Janeiro começa a votar requerimentos de convocação, convite e informação apresentados pelos congressistas nesta semana. Na lista de pedidos, está a convocação de 8 ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Levantamento feito pelo Poder360 mostra que, dentre os mais de 800 requerimentos apresentados na comissão, 27 miram auxiliares da equipe ministerial de Lula. Os principais alvos são os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e José Múcio (Defesa). Há também intenção de chamar à CPI o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A votação dos requerimentos começa na terça-feira (13.jun.2023). Dino será um dos principais alvos da tropa bolsonarista na comissão. Faz parte da estratégia da oposição anti-Lula argumentar que houve incompetência por parte do governo Lula no dia das invasões às sedes dos Poderes, sobretudo de Dino.

A CPI, no entanto, tem maioria governista, considerando os integrantes titulares, que devem articular para transformar o requerimento de convocação em convite.

Poder360

Deixar um comentário