João Maia confirma que vai sair do PL, mas sem conflito com Rogério

O deputado federal pelo Rio Grande do Norte João Maia está de saída do Partido Liberal (PL). Segundo o parlamentar afirmou, em contato com a TRIBUNA DO NORTE, as tratativas junto à presidência nacional da legenda já foram iniciadas e a transição entre ele e o novo presidente do partido no RN, o senador Rogério Marinho, será “tranquila e às claras”.

João Maia diz que vai fazer uma transição “em paz, construtiva” na saída do PL

“Está confirmado que Rogério vai assumir o comando do PL no dia 03 de julho. Estou conversando com a direção do PL o que politicamente é melhor, porque não é conflito. Estamos conversando para saber se é melhor eu ficar no partido ou se é melhor eu procurar outro destino para facilitar a vida de Rogério que está chegando. Isso está em discussão. Estou avaliando pedir minha desfiliação para ficar sem partido e decidir qual caminho tomarei. Mas deixo claro que não tenho conflito com Rogério. Comuniquei ao presidente, que pediu para eu ficar, Rogério também pediu, mas estou avaliando. Minha decisão interna é de pedir a desfiliação”,  disse João Maia.

“Comuniquei ao presidente, que me pediu para ficar, mas falei que não seria bom para mim, nem para eles. Rogério foi um ministro que fez muito pelo RN, mas temos outro governo e ele vai assumir o partido para dar a cara que ele acha que tem que ter. Eu nunca fui radical quando o PL era aliado de Lula nem quando foi de Bolsonaro, continuo sendo o mesmo João Maia”, acrescentou o deputado, se definindo como um político “municipalista”.

Com a saída de João Maia da presidência do partido, quem deverá assumir o comando da legenda no Rio Grande do Norte é o senador Rogério Marinho, ex-ministro do Desenvolvimento Regional durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Acredito que é o momento de Rogério, ele tem uma identificação muito grande com o presidente Bolsonaro. Eu sou um municipalista, preciso ajudar as administrações municipais. Quero fazer uma transição para Rogério em paz, construtiva, mostrar a ele como nós somos, como estamos, mostrar nossos pontos fortes e fracos. Não estou saindo em conflito, é uma decisão política. A direção nacional me perguntou se eu concordava com o nome de Rogério e eu disse que concordava plenamente e que faria a transição da melhor maneira possível ”, disse.

Questionado sobre para qual partido irá se filiar no futuro, Maia disse que ainda não tem definições acerca do tema e que vai aguardar os tramites jurídicos junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para decidir a nova legenda.

João Maia disse que está no PL (antes Partido da República (PR)) há 21 anos, exercendo a função de presidente do partido no Rio Grande do Norte. O deputado federal foi eleito para o cargo pelo segundo mandato em 2022 com 104.254 votos. Antes, já havia exercido o mandato de deputado federal entre 2006 e 2014, quando foi candidato a vice-governador na chapa formada pelo ex-ministro Henrique Eduardo Alves. É irmão da senadora Zenaide Maia.

O Partido Liberal possui três deputados estaduais (Neilton Diógenes, Coronel Azevedo e Terezinha Maia) e outros três deputados federais (General Girão, Robinson Faria e Sargento Gonçalves).

Fonte: TN

Deixar um comentário