Cultura oceânica, ICMS, Corpo de Bombeiros e guerra no Oriente Médio pautam deputados

 

Fazendo uso da palavra durante o horário destinado aos deputados, na sessão ordinária desta quarta-feira (18), a deputada Terezinha Maia (PL) destacou uma visita ao 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil em Natal para conhecer os projetos da instituição voltados para a promoção da cultura oceânica nas instituições públicas.

De acordo com a parlamentar, um desses novos projetos é o Amazonia Azul, que compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira.

“Pela Amazônia Azul, mais de 95% de nosso comércio exterior trafega e cerca de 95% do petróleo nacional é extraído, sendo, ainda, acervo de incontáveis recursos vivos, minerais e sítios ambientais. Mais do que um espaço geográfico, a Amazônia Azul deve ser vista como um conceito político-estratégico remetendo à importância do Poder Marítimo ao Brasil”, explicou.

A deputada informou que irá propor a realização de uma audiência pública para debater o tema e apresentará um projeto de lei, em diálogo com o distrito naval da marinha em Natal, para a implantação da cultura oceânica na educação estadual. “Sugiro, inclusive, que formemos uma comissão, composta pelo maior número de deputados e deputadas para que possamos conhecer mais de perto esse assunto tão importante e que pode representar muito para o desenvolvimento do nosso Estado”, convocou.

Seguindo no horário dos deputados José Dias (PSDB) usou a tribuna para reforçar sua opinião sobre o projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa mantendo o aumento do ICMS de 18% para 20%, de forma definitiva. “Esse aumento já foi absurdo e vai de encontro ao desenvolvimento da economia do Estado. Se não há queda da arrecadação, não há sentido esse aumento. Enquanto isso o Governo Federal está ajudando a Argentina e mandando ajuda humanitária para Gaza. O que temos visto o Governo Federal fazendo é apenas promessas. Mais da metade dos deputados já se posicionaram contra esse aumento”, destacou José Dias.

Na sequência o deputado Tomba Farias (PSDB) anunciou que requereu ao Governo do Estado a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no município de Santa Cruz. “Santa Cruz tem hoje mais de 40 mil habitantes, é a cidade do interior que mais cresce e se desenvolve no RN. Temos um turismo religioso fortalecido em função da imagem de Santa Rita de Cássia e o município já se encontra no plano de ampliação do Corpo de Bombeiros no Estado. A prefeitura, o meu mandato e a sociedade civil organizada estão reunidos para apoiar a chegada desse órgão tão importante para a cidade e para a região”, justificou Tomba.

Finalizando, o deputado Dr. Bernardo (PSDB) parabenizou os profissionais médicos do Rio Grande do Norte pela passagem do seu dia. “Sou de uma família de médicos. Eu e meu irmão Abel, temos 20 sobrinhos médicos. Parabenizar minhas três filhas médicas e a todos os profissionais do RN. Uma profissão que é uma missão”, celebrou.

O parlamentar também lamentou o momento crucial vivido no oriente médio. “Minha palavra é de repúdio contra o terrorismo, contra a guerra. A comunidade mundial precisa encontrar uma saída pacífica para esse horror e esse terror. É preciso que o bom senso prevaleça, que a comunidade mundial busque uma saída definitiva e que possamos ver a paz reinar em todo o mundo”, finalizou.

Deixar um comentário